Café de qualidade em Divino

Primeira Mostra de Café em Divino de São Lourenço é destaque com produto de pontuação acima de 87

Por Estevão Gomes 27/09/2019 - 10:55 hs

 A 1ª Mostra de Café, realizada neste sábado (21) na cidade de Divino de São Lourenço foi um grande marco na história do município. No primeiro certame com a participação de vinte produtores, os provadores encontraram café com 87,5 pontos, demonstrando o alto poder de fogo da produção local. Apesar do município produzir pouco mais de 80.000 sacas de café por ano, pelo menos dois requisitos estão a favor deles: o clima e altitude são fatores primordiais. “O que precisa é apenas cuidado no manejo no pós colheita”, ressaltaram os tecnólogos. 

O evento, aberto ao público, foi realizado na sede do CRAS da cidade, com a presença de aproximadamente cem pessoas, a maioria produtores de café e também de autoridades, entre elas, o deputado federal Evair de Melo, que atua como vice-presidente das Frentes Parlamentares da Agropecuária e do Café, além do deputado estadual Luciano Machado, primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Durante quatro horas, foram oferecidas três palestras técnicas: uma sobre a história da busca pela qualidade do café de Divino, outra sobre como administrar a propriedade rural, oferecida pelo Sebrae, e outra sobre manejo pós colheita para evitar danos à qualidade do produto. A 1ª Mostra de Café teve o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), do Sicoob ES e da Caparaó Jr, empresa júnior do Ifes de Alegre.

Luciano Machado falou sobre a política que vem adotando na Assembleia para ajudar os produtores, principalmente na questão de escoamento da produção. O prefeito Eleardo, que seguindo os organizadores não mediu esforços para que o evento fosse um sucesso, falou da sua vontade de ver o município ser um destaque nacional na qualidade do café. 

Por último, o professor do IFES de Alegre João Batista Pavesi Simão, também membro do grupo Caparaó Junior, fez experiências diretamente com os presentes para eles avaliarem a qualidade das mostras de café enviadas para o concurso. Enquanto isso, a equipe da Caparaó Junior demonstrou na prática como é feita a prova dos cafés. 

Os vencedores do Concurso de Qualidade de Café, realizado durante a 1ª Mostra de Café, são: Paulo César Barbosa – primeiro lugar. Em segundo lugar, ficou Antônio Figueira Mendes de Souza e em terceiro, Sebastião Aufran Proveti Gonçalves.