Iúna promove grande evento literário no feriadão

O XVII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores reuniu um grande número de escritores e amantes da literatura

Por Estevão Gomes 21/11/2019 - 11:28 hs

A Academia Iunense de Letras e a Prefeitura Municipal de Iúna realizaram um grande evento cultural em Iúna, no período de 14 a 17 de novembro, o XVII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores. O evento contou ainda com a participação efetiva da Academia Capixaba de Poetas Trovadores. O grande suporte do evento veio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, que além de patrocinar as despesas, ainda ajudou na organização do congresso. 

O congresso reuniu artistas, intelectuais, professores, estudantes, artistas plásticos, entre outros para um congraçamento e troca de informações e ideias. O encontro contou com palestras, lançamento e relançamento de livros, oficinas, serenata, desfile pelas ruas da cidade e missa em trovas. Foi uma programação recheada de novidades e, inclusive, um city tour gratuito pelos pontos receptivos de turismo de Iúna. Para quem não conhece, Iúna fica na região do Caparaó, onde fica situado o Pico da Bandeira. 

Na oportunidade, o poeta Clério Borges prestou homenagens especiais aos escritores do Ano: Matusalém Dias de Moura (Estado do Espírito Santo); Poeta Almir Zarfeg (Teixeira de Freitas-Bahia); Dalva Frahlich e Renata Barcellos (Rio de Janeiro); José Olímpio de Almeida, Maria Rosa Pimentel e Souza, José Salotto Sobrinho e Iolanda Benta de Almeida Vial (Iúna). A ACLAPTCTC prestou homenagem especial ao Prefeito Municipal, Coronel Weliton Virgílio Pereira.

Além dessas homenagens, mais cem personalidades iunenses ou não foram homenageadas com a Comenda Roner Braga Padilha. Roner, falecido no ano passado, foi um desbravador do turismo da região do Caparaó. Como jornalista, professor e membro da Academia Iunense de Letras, deu grande contribuição na área cultural e literária de Iúna. 

Na abertura do evento, dia 14, foram premiados pela Academia Iunense de letras, os vencedores do concurso de trovas e poesias, com os temas Iúna e Humildade. Foram premiados os alunos das escolas Delfino Batista Vieira, Henrique Coutinho, Santíssima Trindade (Iúna), Bernardo Horta e Eny Leal Machado (Irupi), Allan Kardec – Patrimônio da Penha – Divino de São Lourenço e Escola Mundo Novo – Dores do Rio Preto. 

No sábado à noite foi a vez de homenagear personalidades da sociedade iunense e de outras cidades e escritores participantes do Congresso, com a Comenda Roner Braga Padilha. A comenda homenageou o escritor, jornalista, professor, advogado e ambientalista Roner Braga Padilha, falecido em 2015. Ele foi fundador da Academia Iunense de Letras e ocupou a cadeira número 11. 

Após a solenidade, foi a vez do desfile para eleger a Rainha dos Trovadores e as duas Princesas. Glamour e muita beleza no desfile com presença de grande público, apesar do tempo chuvoso. Todo o evento foi realizado na Praça Antides Faria sob uma tenda gigante.