Conar abre representação ética contra live do cantor Gusttavo Lima após excesso de consumo de álcool

Conar abre representação ética contra live do cantor Gusttavo Lima após excesso de consumo de álcool

Conar abre representação ética contra live do cantor Gusttavo Lima após excesso de consumo de á

Após explorar o consumo de álcool em suas lives, ontem (14) o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) abriu uma representação ética contra ações publicitárias de responsabilidade da Ambev e do cantor Gusttavo Lima, intituladas 'Live Gusttavo Lima – Buteco em Casa' e 'Buteco Bohemia em Casa', veiculadas nas redes sociais do artista.

A representação foi aberta a partir de denúncias recebidas de dezenas de consumidores que consideraram que as ações publicitárias carecem de cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas.

O Conar cita a falta de mecanismo de restrição de acesso ao conteúdo das lives a menores de idade e a repetida apresentação de ingestão de cerveja, em potencial estímulo ao consumo irresponsável do produto.

De acordo com o comunicado do órgão fiscalizador, "a direção do Conar, ao acolher a denúncia dos consumidores, destacou o formato inovador da comunicação publicitária para o momento vivido pelo país, mas considerou que ela deve ser conciliada com os princípios fundamentais da comunicação comercial do segmento, com a divulgação responsável de bebidas alcoólicas e sem fragilizar os cuidado para que não seja difundida a crianças e adolescentes."

Gusttavo Lima e a Ambev têm prazo regimental para enviar, se assim o desejarem, defesa ao Conselho de Ética ou adaptarem de imediato o conteúdo publicitário das lives às regras éticas.



Fonte: IstoÉ Gente

 

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Quinta, 31 Outubro 2024

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