Por Marcos Freire em Quarta, 14 Mai 2025
Categoria: Brasil

Serviço para contestar descontos não autorizados disponibilizado pelo INSS

O serviço está disponível no aplicativo "Meu INSS" e pelo telefone 135 para a contestação de descontos em benefícios. O INSS também alerta para golpes  

O INSS comunicou que os brasileiros aposentados já podem confirmar se descontos associativos identificados em seus benefícios foram autorizados ou não. Para isso, o instituto disponibilizou o serviço, por meio do aplicativo "Meu INSS" ou pelo telefone 135. Além disso, está alertando para golpes que prometem reembolsos desses descontos, por outros canais que não sejam os anunciados.

Para saber se o desconto foi autorizado ou não, basta acessar o aplicativo "Meu INSS", utilizando o CPF e a senha, para depois clicar no serviço "Consultar descontos de Entidades Associativas". Em seguida, vai aparecer o nome da entidade e, também, as opções para que a pessoa possa informar se autorizou, de fato, o débito.

Ao clicar na opção de que não autorizou o desconto, aparecerá a mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso e que as entidades associativas têm até 15 dias úteis para responder a contestação. A partir daí, é só acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do INSS: Meu INSS (site e aplicativo) ou telefone 135. Confira nas imagens no final do texto.

Telefone 135

O INSS também informa que é possível confirmar se o desconto associativo foi autorizado ou não pela Central de Teleatendimento 135. O atendimento acontece de segunda a sábado, das 7 às 22 horas. Contudo, para um atendimento mais rápido, de acordo com órgão federal, os melhores horários para ligar são após às 16 horas e aos sábados.

Alerta de golpes

O INSS também está alertando sobre golpes que estão sendo aplicados contra beneficiários que buscam receber descontos não autorizados. Os golpistas estão utilizando mensagens por meio de SMS, e-mail e WhatsApp, para oferecer serviços de reembolso. No entanto, o INSS não está fazendo ligações telefônicas, nem enviando SMS, e-mail, mensagem de Whatsapp, ou utilizando nenhum outro canal diferente dos canais oficiais para informar sobre o reembolso.

O INSS reafirma que o contato oficial com os beneficiários do INSS está sendo feito, exclusivamente, por meio de notificação no aplicativo "Meu INSS". Por isso, alerta que as pessoas devem evitar clicar em links suspeitos e não fornecer dados pessoais, se receber alguma ligação. Além de ficarem atentos às fontes oficiais, como o site do INSS (gov.br/inss), e páginas oficiais do Governo Federal. Todas as informações de interesse dos cidadãos serão divulgadas continuamente pelos meios oficiais do INSS. Em caso de dúvidas, o beneficiário deve ligar na central de teleatendimento 135.

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário