Dona Sandra Lucia Emerick de Oliveira nos deixa no Dia do Professor
Durante o tempo em que esteve à frente da Secretaria de Educação, desenvolveu vários projetos na área da música, poesia, teatro, dança, desfiles escolares e literatura, a exemplo do Coral Canarinhos do Caparaó. Hino em Homenagem a Irupi, etc.
Através de seu entusiasmo e apoio, várias pessoas da cidade editaram livros, entre elas, Leny Emerick de Souza – "Retalhos de Vida", Ana Maria de Souza – "Amores e Desilusões", e Cecília Fernandes Rodrigues – "De Volta ao Passado".
Sandra deixa um legado de luta e trabalho em prol da população. Foi amada pela população e pela família, deixando um exemplo de comprometimento com o desenvolvimento intelectual e cultural à população. Sandra deixou três filhas: Valdelucia Emerick, Valdilene Emerick e Nathalia Emerick.
Foram sete meses de luta contra um AVC – Acidente Vascular Cerebral, a maior parte do tempo – 24 semanas, na UTI do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, até sua despedida, no sábado 15. Nascida no dia 04/09/1957, morreu aos 65 anos de Idade. A cidade parou, a população ficou consternada e o sentimento foi de um profundo vazio, um vácuo que não será preenchido tão cedo.
A amiga de infância Luci Castro confidenciou: "E Deus escolheu o dia que a chamaria para a sua glória: "Dia do Professor" porque ela não foi professora só na sala de aula. Por onde passou, deixou sua marca de amor, de carinho e atenção com todos.
A sua filha, Val Emerick, escreveu em uma de suas redes sociais: "Por ter feito uma história linda, por ter deixado um legado lindo e por ter sido à frente do seu tempo, eu quero ser a metade do que a senhora foi aqui nessa terra".