Por Marcos Freire em Segunda, 17 Fevereiro 2025
Categoria: Cidades

Alegre se despede do ex-prefeito José Guilherme que faleceu neste domingo (16)

O ex-prefeito faleceu na manhã deste domingo, depois de passar mal em sua residência. Ele foi sepultado ainda na tarde do mesmo dia  

Alegre perdeu uma de suas grandes lideranças neste fim de semana. Faleceu neste domingo (16), o ex-prefeito José Guilherme Gonçalves de Aguilar, aos 73 anos. Sua morte pegou a todos de surpresa e provocou comoção no município e região, já que ele era reconhecido como um homem que deixou seu legado, por viver pelo bem de seu município e do Caparaó Capixaba.

Segundo informações, José Guilherme passou mal em sua residência e foi atendido por uma equipe do Samu e, também, no Pronto Atendimento de Alegre, onde sofreu uma parada cárdiorrespiratória, mas chegou a ser estabilizado. Foi providenciada, então, sua transferência para a Santa Casa de Guaçuí, mas ele não resistiu e faleceu. O velório aconteceu na parte da manhã deste domingo, na Igreja Presbiteriana, no Centro da cidade, e o sepultamento aconteceu no final da tarde do mesmo dia.

A Prefeitura de Alegre emitiu nota de condolências e o prefeito Nirrô Emerick decretou luto de três dias no município. Assim como o governador Renato Casagrande também decretou luto, também por três dias, em todo o Espírito Santo. "Sua dedicação ao município deixou um legado que permanecerá para sempre", disse o governador.

José Guilherme era funcionário aposentado do Incaper e foi vice-prefeito de Alegre entre os anos de 2005-2010, nas administrações do ex-prefeito Djalma da Silva Santos, quando assumiu o município de 2010 a 2012. Depois voltou a assumir o município na administração 2017/2020.

Admiração

Amigos, como o assessor parlamentar da Assembleia Legislativa, Wilder do Carmo, que conviveu muito com o ex-prefeito e se manifestou nas redes sociais. "Perdemos um grande ser humano (...) o ex-prefeito de Alegre, pai de família exemplar, deixará saudades", disse.

Assim como atual superintendente do Ibama no Espírito Santa, Rodrigo Vargas, que foi secretário de três pastas, nas administrações de José Guilherme e era muito próximo do ex-prefeito. "Muito do que consegui na vida foi graças às oportunidades que Zé (José Guilherme) de me deu", contou. "Muito obrigado por tudo, Zé", completou, em agradecimento.

Homenagens como essa foram prestadas por muitos durante este domingo e até nesta segunda-feira (17). Principalmente, daqueles que conviveram profissionalmente com José Guilherme que o destacaram como um homem gentil e muito inteligente. Além de centenas de pessoas se manifestaram nas redes, deixando seus sentimentos à família e expressando a admiração por quem classificaram como "um grande alegrense, uma grande pessoa". 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário