A última quarta-feira (12), foi de conscientização contra a dengue em Muniz Freire. Cerca de 400 alunos do 1º ao 4º ano da EMEF Lia Therezinha Merçon Rocha junto com professores, trabalhadores da saúde e pais, participaram de uma passeata pelas ruas da cidade para sensibilizar a população sobre a importância dos cuidados preventivos contra a dengue.
A ação, organizada em parceria pelas secretarias de Saúde e Educação também foi uma homenagem às duas vítimas fatais da doença em Muniz Freire. De 1º de janeiro até a última segunda-feira (10 de abril), já foram registradas 597 notificações com 145 casos e dois óbitos confirmados de dengue. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SPEI/Vigilância Ambiental). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Sede do Município é a área mais preocupante, com 90% dos casos registrados.
Os estudantes saíram da sede da escola por volta das 8h, com balões vermelhos e brancos nas mãos. Na frente, com balões pretos, parentes e amigos das duas vítimas fatais da doença em Muniz Freire. A passeata percorreu as ruas da sede parando próximo à rotatória do centro, onde o grupo soltou os balões no ar. Uma homenagem àqueles que a comunidade perdeu para a doença e também um alerta para que cada um faça sua parte.
"Nós precisamos nos unir no combate à dengue. Eu perdi uma pessoa muito especial, perdi uma irmã para a dengue. A dengue mata, a dengue não é brincadeira. Enquanto nós não focarmos nesse trabalho de prevenção, começando dentro das nossas casas, nós não vamos vencer a dengue. Não queiram vocês passarem pelo o que nossa família está passando", declarou Ana Paula Ferreira, que perdeu a irmã para a dengue.
Ações
A Prefeitura de Muniz Freire está fazendo mutirões semanais de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também de outras arboviroses como chikungunya e doença aguda pelo vírus Zika. O trabalho dos Agentes de Endemias e dos Agentes de Saúde envolve duas frentes: busca ativa e combate de focos do Aedes e conscientização da população. "O Município está fazendo sua parte. Estamos em campo e contratamos mais profissionais de saúde, inclusive um médico para reforçar o atendimento no pronto-socorro da Santa Casa, mas não iremos resolver esse problema sozinhos. A população precisa estar junto conosco", reforçou a secretária municipal de Saúde, Rita Fontes.
Disque Dengue
Outra ferramenta de combate à dengue adotada pelo Município foi a criação do Disque Dengue. Reclamações e denúncias devem ser feitas pelo telefone (28) 99928-6983, de forma anônima ou identificada.
Multas
Responsáveis por imóveis, sejam eles com construção ou não, devem mantê-los limpos e livres de qualquer ambiente favorável a focos do Aedes aegypti.
Caso haja confirmação de focos do mosquito, o responsável poderá ser notificado e, caso não tome as devidas providências, multado em valores que chegam a R$ 476,80.
As infrações previstas na Lei Municipal nº 1009 de 1986, Capítulo V e suas alterações, que baseiam o Decreto nº 9.883, estão classificadas como leve, média e grave, de acordo com a quantidade de focos do mosquito Aedes aegypti detectados.