Por Marcos Freire em Terça, 10 Dezembro 2024
Categoria: Cidades

Assistência Social de Iúna vai realizar mais uma abordagem social com pessoas em situação de rua

Próxima ação contará com profissionais da Secretaria, além do Creas, Cras, Secretaria Municipal de Saúde e terá apoio da Polícia Militar

Em reunião realizada na última segunda-feira (9), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Iúna iniciou o planejamento para a realização da próxima abordagem social com pessoas em situação de rua na cidade. A ação ficou marcada para acontecer no próximo dia 17, com profissionais dos equipamentos da Secretaria e da Secretaria Municipal de Saúde, contando com o apoio da Polícia Militar.


Conforme explica a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a participação da Polícia Militar será apenas de apoio aos profissionais que irão trabalhar na abordagem. Vão participar profissionais da própria Secretaria, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e da Secretaria Municipal de Saúde, incluindo a Rede de Saúde Mental. "Também foi solicitado o apoio do Conselho Tutelar, caso seja identificado algum menor em situação de rua, garantindo proteção e encaminhamentos adequados", esclarece a secretária.

A coordenadora do Creas, Maria Luiza Mariano Cezar, destaca que o equipamento de assistência social assumiu a responsabilidade de coletar as informações pessoais dos atendidos. "O objetivo é identificar e fazer contato com as famílias, para tentarmos viabilizar a reconstituição dos vínculos familiares dessas pessoas que estão na situação de rua", acentua. "E depois dessa ação, também será necessário fazer um acompanhamento contínuo daqueles que decidirem aceitar a internação em clínicas de reabilitação", acrescenta.

Documentos e consultas

Durante a reunião, também ficou acertado que o Cras ficará responsável pelo suporte na emissão de documentos pessoais e para a realização do Cadastro Único (CadÚnico). A finalidade é a inclusão das pessoas atendidas em programas sociais.

Enquanto a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar o agendamento para consultas médicas, exames e testes rápidos que serão realizados no Posto de Saúde Central. Além disso, a Rede de Saúde Mental também vai disponibilizar consultas para tratamento de dependência em álcool, podendo ser solicitada a internação involuntária, caso seja identificada essa necessidade, visando o bem-estar da pessoa atendida.

Na reunião de segunda-feira, ainda se chegou ao acordo de que as equipes do Cras e do Creas irão trabalhar em parceria com a equipe de Saúde Mental. O objetivo será oferecer suporte psicológico e trabalhar no fortalecimento dos vínculos familiares – que muitas vezes estão rompidos, durante o processo de reintegração social. E todos concordaram que esse serviço deve ser realizado com maior frequência, visando garantir os direitos das pessoas em situação de rua.

Nos últimos dias, o assunto das pessoas em situação de rua, em Iúna, tem tomado todas as conversas e debates, inclusive, na Câmara Municipal. Vídeos de brigas e discussões entre essas pessoas têm preocupado moradores de alguns bairros da cidade. Há quem reclame de falta de segurança e afirme que evita andar por alguns lugares, em determinadas horas, diante do assédio de algumas dessas pessoas em situação de rua, pedindo dinheiro na maioria das vezes. Alegam, inclusive, que esse assédio, em algumas oportunidades, é feito de maneira mais incisiva, principalmente, com idosos. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário