Por Marcos Freire em Segunda, 01 Abril 2024
Categoria: Cidades

Assiudes comemora 31 anos gerando oportunidades em Iúna

A associação foi criada em 1º de abril de 1993, com o objetivo de promover política de proteção básica para crianças, adolescentes, jovens e adultos

 

 A Associação Iunense para o Desenvolvimento Social (Assiudes) está completando 31 anos nesta segunda-feira (1). Criada em 1º de abril de 1993, a entidade sem fins lucrativos tem como objetivo a promoção de uma política de proteção básica para crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Com o lema "unindo forças, gerando oportunidades" à população Iunense, a associação realiza suas ações por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), tendo como principais parceiros a Prefeitura de Iúna e o Sicoob. Além de empresas associadas e sócios contribuintes.

As atividades da Assiudes começaram em 1993, com a criação da Creche Pastoral da Criança que, posteriormente, passou a ser denominada Creche Pingo de Gente. E, em 2002, a partir de um trabalho de campanhas de arrecadação, contando com a colaboração de pessoas físicas consideradas "associados" da instituição, a entidade passou a conceder benefícios emergenciais. Passaram a ser distribuídas cestas básicas, além de ajuda para pagamento de receitas médicas e contas – de água e energia – para pessoas hipossuficientes (carentes).

Oficinas para geração de renda

Já a partir de 2006, a entidade inovou suas atividades, introduzindo oficinas, com cursos de biscuit, artesanato, pintura em tecido, decoupage em tecido e madeira, entre outros. A finalidade da associação é desenvolver uma política mais estruturante, voltada para a promoção humana, utilizando recursos captados junto aos associados. Além disso, as oficinas tinham como objetivo principal a geração de renda para mulheres com vulnerabilidade cultural, social e econômica.

Com todo esse trabalho desenvolvido, a partir de 2016, a Assiudes passou a estar inserida no Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS). Uma ferramenta de gestão que armazena informações sobre as organizações e ofertas socioassistenciais com atuação no território nacional. Dessa forma, os projetos sociais tomaram novos formatos, abrindo oportunidades para a organização de sociedade civil (OSC).

Ampliação de projetos sociais

Com o decorrer dos anos, a Assiudes cresceu junto com seus projetos sociais. Passou a atender não somente crianças e adolescentes, mas também jovens, mulheres e idosos, por meio dos projetos de informática, música, dança e artesanato. Além dos atendimentos e acompanhamentos realizados por sua equipe de profissionais (educadores sociais, assistente social e psicóloga), em parceria com a Prefeitura de Iúna, empresas parceiras e contribuintes. 

Com essas parcerias, a associação começou a levar os projetos também para os distritos do município. O intuito é o de desenvolver uma política que permita a socialização da população, possibilitando a troca de experiências culturais e vivências. Trabalhando, sobretudo, a promoção do fortalecimento de vínculos sociais que são considerados ferramentas importantes no combate à violência. O que, lamentavelmente, nos últimos anos, passou a apresentar um crescimento vertiginoso nas estatísticas do município.

A diretoria da Assiudes coloca que todos querem uma sociedade melhor. Para isso, é preciso que existam pessoas melhores. E para haver pessoas melhores, é preciso investir, principalmente, nas crianças e adolescentes. "A Assiudes vem fazendo sua parte e conta, cada vez mais, com a participação dos diferentes setores da sociedade, pois entende que a mudança de realidades só será possível com a integração entre todos", afirma a diretoria, agradecendo, em especial aos parceiros que acreditam e confiam na entidade, o que permite a realização do serviço.

Confira quais são os parceiros da Assiudes

Prefeitura Municipal de Iúna

Sicoob

Iúna Bebidas

Mercadão das Ofertas

Espectro

Pami

Drogaria Poleto

Livreambiental

Loja João e Maria

Sexto sentido

Borges

Dinâmica Contabilidade

PC Ferramentas 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário