Por Marcos Freire em Segunda, 12 Agosto 2024
Categoria: Cidades

Câmara aprova parecer de comissão e arquiva denúncia contra prefeito de Ibitirama

Vereadores votaram o parecer apresentado pela Comissão Processante que deu parecer pela improcedência das acusações contra Ailton Véin  

Em sessão realizada na última sexta-feira (9), a Câmara Municipal de Ibitirama aprovou parecer de Comissão Processante (CP) e arquivou denúncia contra o prefeito Ailton da Costa Silva – Ailton Véin (PSDB). A CP foi constituída a partir de uma denúncia apresentada pelo vereador Marcelo Mataveli (PSD), afirmando que o prefeito não teria fornecido informações e documentos requeridos pelos vereadores e por duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) que foram constituídas para investigar supostos desvios na área de saúde e em obras da Prefeitura.

Em seu relatório final, o relator da Comissão Processante, vereador Juaci Ladeira Alves (Republicanos), acatou alegações da defesa e deu parecer pela improcedência das acusações, além de recomendar à Câmara para que votasse pela absolvição do prefeito quanto às denúncias. Ele foi acompanhado pelo vereador Josimar da Silva Ribeiro – Fuzil (PSD) – membro da CP, enquanto o presidente da Comissão, vereador Sérgio Silva (PP), votou contra o parecer. Ou seja, a CP decidiu pela não procedência das denúncias por dois votos a um.

Votação

O relatório foi apresentado, então, na sessão da Câmara desta sexta-feira, e não houve votos suficientes para derrubar o parecer e confirmar as denúncias. Caso isso acontecesse, poderia ser aberto processo para a cassação do mandato do prefeito Ailton Véin.

No entanto, quatro vereadores votaram pela rejeição do parecer, acatando as denúncias contra o prefeito, enquanto outros três votaram a favor do parecer da comissão, rejeitando as denúncias. Eram necessários seis votos. Dessa forma, o prefeito foi absolvido, pela Câmara, das duas acusações.

Dos que estavam presentes, votaram contra o parecer e pela confirmação das denúncias, os vereadores Carini Maria Gonçalves Ogioni (Podemos), José Paula Machado Filho (PP), Mychelle Vargas Vieira (Podemos) e Sérgio Silva (PP) – presidente da CP. Votaram a favor do parecer e pelo arquivamento das denúncias os vereadores Juaci Ladeira Alves (Republicanos) – relator da CP, Josimar da Silva Ribeiro – Fuzil (PSD) – membro da CP – e o suplente convocado, Roberto Nazário (União Brasil). O presidente da Câmara, vereador Luciano Dias da Silva Neto (PSD), não votou. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário