A sessão proposta pelo vereador João Pedro Carvalho Rocha foi realizada com o intuito de ressaltar a importância do trabalho desses profissionais através da escrita, transmitindo conhecimento, histórias que transformam a cultura e a arte. Diversas personalidades do município e também da região do Caparaó participaram da solenidade, dentre elas, o poeta Gilberto Pagani de Freitas e Roberto Carlos Scardino Justo Marcondi.
Compondo a mesa solene participaram o Presidente da Casa de Leis, Fernando Vieira, João Pedro Carvalho Rocha, Leonardo David Alexandrino de Carvalho, presidente da Academia Ibatibense de Letras (Aila) José Ribeiro Sobrinho, contemplado com a comenda Tunico Faria, representando a família do senhor Tonico Faria, o familiar Miguel Faria, o servidor Wallace Moacir, e o presidente da Academia de Letras de Iúna, José Saloto Sobrinho.
Foram homenageados com a Moção de Congratulação, os acadêmicos Genival Souza, Maria Lucia Salgado, Laudimar Gonçalves Galdino e Maria Vearildes Simões.
Comenda
Antônio Rodrigues Faria (Tunico Faria), mineiro do município de Mutum, veio para Ibatiba em 1930, indo morar na localidade de Santa Maria de Cima. Dono de uma caligrafia invejável e textos irretocáveis, transformou a sua sala de estar em uma sala de aula na década de 80 para atender um grupo de alunos que não tinha escola. Durante cinco anos ele alfabetizou a criançada da região com muito gosto. Também teve participação marcante na organização dos desfiles escolares do município.
Todo ano ele era convidado ajudar os professores, além de liderar as quermesses na Igreja Nossa Senhora do Rosário. Ele faleceu aos 81 anos, no ia 28 de junho de 1986. Ele é patrono da Cadeira número 06 da Academia Iunense de letras. Pelo seu trabalho e dedicação à educação e cultura do município de Ibatiba, a Câmara Municipal instituiu a Comenda "Tunico Faria" para homenagear pessoas que contribuem para a cultura local.