Por Marcos Freire em Segunda, 14 Abril 2025
Categoria: Cidades

Casa da Cultura de Iúna sedia lançamento de documentário sobre Antônio de Oliveira

O filme, com roteiro e direção do iunense Anclebio de Oliveira Junior, conta a história de seu avô, primeiro dentista prático de Iúna  

Na última sexta-feira (11), a Casa da Cultura de Iúna foi o cenário para o lançamento do documentário "Antônio de Oliveira: 86 anos em uma noite". Com roteiro e direção do iunense Anclebio de Oliveira Junior, o documentário, com duração de 17 minutos, conta a história de seu avô, primeiro dentista prático de Iúna.

E o dia 11 de abril não poderia ser mais especial, já que é data de nascimento Antônio de Oliveira, conforme destaca o roteirista e diretor do filme, Anclebio Junior. Ele estaria completando 120 anos. "E o documentário conta um pouco da história desse homem, preto, que trabalhava pelo bem da saúde das pessoas, por sua comunidade", destaca. 

 A cerimônia de lançamento contou com a presença do diretor e roteirista, Anclébio Junior, e vários membros da família de Antônio de Oliveira. Além do secretário municipal de Turismo e Cultura, Rogério Cézar, a primeira-dama do município, Lusmar Vieira – Tuca, e o vereador Arilson de Oliveira, entre outros.

Homem distinto

Antônio de Oliveira, nasceu em 1905 e faleceu em 1999. Ele foi o primeiro dentista prático de Iúna, cuidando, entre outras, de pessoas importantes da época, como o Desembargador Epaminondas do Amaral. Trabalhou, também, em olaria, serralheria, alambique e posto de combustível. De seus três casamentos – com Rita, Deolinda e Teresa, teve 15 filhos, dos quais 12 ainda estão vivos atualmente.

De acordo com Anclebio Junior, talvez a cena principal do documentário seja a que mostra Antônio de Oliveira caminhando sozinho pelas ruas de Iúna, no dia 24 de outubro de 1991, com auxílio de uma bengala, desde sua casa, na Rua Maria Angélica Pagani, até o Hospital. Cena a qual o narrador descreve: "Seu Antônio de Oliveira, um homem negro, retinto, um bom sujeito, distinto. Aquele que só queria deixar mais bonito o sorriso da nossa gente, chega a seu destino de um dia sem sorrisos".

O documentário contou com a participação dos filhos Áurea Oliveira, Rubria Oliveira e Geraldo Oliveira, e da sobrinha Valdelina Guimarães. Além dos atores Cylas Martins (Antônio de Oliveira), Victor Batista, Eduarda Sarandy, Joana D'arc e Maria Valentina. O filme está disponível no canal do YouTube Sabiá Criativo. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário