Por Marcos Freire em Quarta, 15 Janeiro 2025
Categoria: Cidades

Conexão Caparaó 2025 começa nesta sexta-feira (17) em Pedra Menina

O evento tem como principal objetivo oferecer um espaço de conhecimento, interação, divulgação e comercialização dos cafés especiais da região 

Começa nesta sexta-feira (17) e segue até sábado (18), o 7º Conexão Caparaó – Aromes e Sabores, organizado pela Associação de Produtores Rurais de Pedra Menina (Aprupem), em Dores do Rio Preto, região do Caparaó Capixaba. O evento acontece na área de eventos do distrito de Pedra Menina, numa realização da Prefeitura de Dores do Rio, Cooperativas de Crédito locais, Sebrae e com a participação de empresas do ramo agrícola.

Na edição desta ano, a programação irá oferecer dias de campo, palestras, oficinas, divulgação de insumos agrícolas, exposições e demonstrações de maquinários agrícolas. Também será oferecido passeio de trator nas propriedades e apresentações musicais, além da copa de preparo de cafés e a realização do concurso de qualidade de cafés, com os premiados sendo arrematados em um leilão. Confira a programação completa abaixo.

De acordo com os organizadores, o principal objetivo do Conexão Caparaó é oferecer um espaço de conhecimento, interação, divulgação e comercialização dos cafés especiais da região. Além de proporcionar a troca de experiências entre produtores rurais, especialistas em cafés, compradores, donos de cafeterias e torrefações.

Recorde nacional

O Conexão Caparaó se destaca na área de produção de cafés especiais em âmbito nacional e internacional, destacando a qualidade do Café do Caparaó, produto de excelência, que ultrapassou fronteiras. Por isso, atrai muitos comerciantes e traders, tanto no evento, quanto ao longo do ano, trazendo visibilidade para a região. Em janeiro do ano passado, no 6º Conexão Caparaó, a saca do café primeiro colocado, no concurso de cafés especiais, recebeu a pontuação de 88,63 e foi arrematada por R$ 23,5 mil, um recorde nacional.

Por isso, este ano, os organizadores esperam um recorde de público, nessa 7ª edição, que trará uma nova temática, incluindo a culinária local e a presença de grandes restaurantes, chefes de cozinha e Praça de Alimentação, tudo em um único local. Dando continuidade a uma tendência que surgiu desde 2023, quando o evento atraiu, além de interessados em café, muitos turistas que escolhem a data para visitar a região, gerando um grande fluxo nas pousadas, restaurantes, cafeterias e no comércio em geral, no município e região. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário