De acordo com a previsão, chuvas intensas podem atingir a região do Caparaó, além das regiões Serrana, Sul e Metropolitana
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) informa que, de acordo com os últimos modelos meteorológicos analisados, existe chance moderada a forte de tempo severo nos próximos dias no Espírito Santo. E o mal tempo pode atingir a região do Caparaó, além das regiões Serrana, Sul e Metropolitana.
De acordo com a previsão, podem acontecer pancadas de chuva periódicas, de intensidade forte a excepcional, e possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade moderada a forte nessas regiões. As ocorrências devem acontecer, especialmente, na madrugada de sexta-feira (4) para sábado (5), até o final de domingo (6).
A Defesa Civil alerta que os moradores das regiões citadas devem ficar atentos e adotar providências, caso percebam cenários de risco, visando evitar riscos e transtornos relacionados a esses eventos climáticos.
O sistema de alerta usa mensagem de texto de celular, via SMS, para avisar moradores sobre o risco de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra. Para receber esses alertas, basta se cadastrar e enviar uma mensagem para o número 40199, informando o CEP da região de interesse. Além disso, os avisos são publicados, diariamente, nos Boletins Meteorológicos da Defesa Civil, e podem ser consultados no site: https://alerta.es.gov.br/boletim-meteorologico.
Confira abaixo a previsão para os próximos dias
Sexta (4) – o dia deverá amanhecer estável e com tempo firme. No entanto, a partir do fim de tarde, existe possibilidade de pancadas de chuvas de forte intensidade na metade Sul do Espírito Santo. Tais chuvas poderão registrar acumulados expressivos, assim como gerar transtornos, como enxurradas e alagamentos, sobretudo, na extremidade Sul do ES.
Sábado (5) – possibilidade de chuvas de forte intensidade na metade Sul do Espírito Santo, principalmente, na madrugada e de manhã. Essas chuvas poderão registrar acumulados expressivos e transtornos, como enxurradas, alagamentos, quedas de árvores e corte de energia elétrica, principalmente, na região do Caparaó, Serrana e extremidade sul.
Domingo (6) – condição semelhante ao dia anterior, com possibilidade de chuvas de forte intensidade na metade sul do Estado, incluindo a região da Grande Vitória e faixa costeira do norte do Estado.