Por Marcos Freire em Sexta, 18 Outubro 2024
Categoria: Cidades

Dores do Rio Preto inicia programa de Educação Ambiental com alunos do município

Alunos da Escola Municipal Mundo Novo participaram da atividade que contou com palestra e atividades interativas sobre o tema "Queimadas" 

Visando conscientizar as crianças do município sobre a preservação da natureza, a Prefeitura de Dores do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou uma atividade de educação ambiental com alunos da Rede Municipal. A ação foi iniciada com alunos da Escola Municipal Mundo Novo – que fica localizada no distrito com o mesmo nome – e foi realizada no auditório anexo ao Creas da cidade. A atividade poderá ser levada a outras escolas no futuro.

A palestra sobre educação ambiental foi ministrada pela chefe do Departamento Administrativo da Secretaria, a bióloga Mariana Leite. E o tema abordado visou levar as crianças a uma viagem à floresta, destacando as "Queimadas". "Nosso principal objetivo é criar uma conscientização ambiental nas crianças de 5 a 11 anos, num primeiro momento", explicou Mariana.

Entre os vários pontos abordados, que contou com perguntas e participação das crianças, foi explicado como acontecem as queimadas, provocadas por causas naturais, mas também pela ação humana principalmente. As crianças também receberam informações sobre como evitar as queimadas e o que fazer, caso elas aconteçam, como entrar em contato com os órgãos de defesa do meio ambiente e os bombeiros ou brigadistas. "E todos podem ser voluntários, também, atuando no dia a dia, fazendo a reciclagem de forma correta, por exemplo", disse a bióloga. 

Atividades interativas

As crianças também aprenderam que a floresta consegue se recuperar, mesmo depois de uma queimada, e o que as pessoas podem fazer para ajudar na defesa da flora (matas) e fauna (animais), nessa recuperação. Incluindo o replantio de espécies vegetais e o cuidado com animais afetados pelas queimadas que podem ser devolvidos à natureza posteriormente.

Dando prosseguimento à atividade, que contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Juan Ricardo Carvalho Senna, foram passadas informações sobre o Parque Nacional do Caparaó que faz parte da vida dessas crianças que vivem em comunidades localizadas aos pés da Serra do Caparaó. E, em seguida, elas participaram de atividades interativas, sendo divididos em grupos representados por animais da fauna brasileira. Elas responderam a questões sobre o meio ambiente, em jogos e brincadeiras que distribuíram brindes para aqueles que mais acertavam as perguntas.

O secretário Juan Senna também destacou que o principal objetivo da atividade é dar início ao programa de Educação Ambiental do município. "Esse é a primeira edição dessa atividade que visa iniciar o programa de Educação Ambiental de nosso município, começando com os alunos da escola de Mundo Novo, e vamos analisar sobre levar a outras escolas no futuro", disse. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário