Por Jacyara Marques Pacheco em Sexta, 07 Fevereiro 2025
Categoria: Cidades

Fim do impasse sobre o funcionamento do MEPES em São José do Caparaó

Secretaria Municipal de Educação, Superintendência e Estado chegaram a um acordo para o funcionamento da Escola Família Agrícola

Os órgãos públicos representantes do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES) e comunidade de Ibitirama chegaram a uma solução para o problema da falta de local para funcionamento das atividades da Escola Família Agrícola (EFA) de Ibitirama. A reunião aconteceu no distrito de São José do Caparaó, no dia 29/01.

A discussão sobre o assunto começou quando a EFA e comunidade local foram informados que o prédio que utilizavam iria ser ocupado pela extensão da Escola Estadual Olavo Rodrigues da Costa do distrito vizinho, Santa Marta.

Uma ação pública de manifesto foi realizada pela EFA (Escola Família Agrícola) de Ibitirama, a fim de pedir aos órgãos públicos responsáveis, a construção de uma escola própria.

Cerca de 250 pessoas, aproximadamente, entre representantes da associação de pais, alunos, ex-alunos, professores, comunidade e vereadores municipais, estiveram presentes para solicitar à Prefeitura Municipal e Governo do Estado a construção de uma sede própria que atendesse as necessidades da instituição.

No final da ação pública, ficou determinada a criação de uma comissão para representar a comunidade em reuniões de discussão envolvendo todos os atos e ações relacionados à EFA Ibitirama.

A Escola Estadual vai funcionar no prédio municipal onde a EFA utilizava. Para a Escola Agrícola, o município alugou um espaço e está sendo adaptado para o funcionamento das atividades da instituição. Foi determinado também que os vereadores representantes da comunidade busquem um novo terreno que seja avaliado para a construção do prédio próprio que atenda todas as demandas da EFA.

O superintendente do MEPES, Idalsigio José Monequi, falou da importância da parceria do MEPES junto as instituições do poder público. "Quero tranquilizar as famílias atendidas pela EFA, e dizer que as atividades da Escola Família Agrícola vão funcionar normalmente em 2025 e que o MEPES, junto com a SEDU e prefeitura municipal, já alinharam e acertaram as condições necessárias para o funcionamento da Escola Agrícola e da Escola Estadual na comunidade de São José do Caparaó em Ibitirama. Juntos e integrados fortalecendo a educação do campo no município". 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário