Ibatiba e Muniz Freire ainda sofrem com consequências de temporal

Ibatiba e Muniz Freire ainda sofrem com consequências de temporal

A Prefeitura de Ibatiba decretou situação de emergência e Muniz Freire estabeleceu um gabinete de crise, para recuperar estradas e tirar famílias do isolamento 

Fotos de Ibatiba: Thompson Griffo

Os municípios de Ibatiba e Muniz Freire, na região do Caparaó, ainda estão trabalhando para resolver os problemas provocados pelo temporal que atingiu a região no última quinta-feira (1). A Prefeitura de Ibatiba decretou situação de emergência no município, no dia 2, mediante as graves consequências estruturais e para a população. Enquanto Muniz Freire estabeleceu um gabinete de crise para coordenar as ações, principalmente, visando recuperar as estradas rurais.

Em Ibatiba, as ocorrências registradas pela Defesa Civil Municipal incluem deslizamento de terra, queda de barreiras, inundações e enxurradas. Houve, também interdição de estradas, comprometimento de estruturas residenciais, alagamento de escolas, igrejas e destruição de pontes. Além de dezenas de desabrigados, entre outros transtornos, o que tornou a situação emergencial.

De acordo com a Prefeitura, toda ajuda necessária está sendo oferecida para a população que precisou deixar suas residências. A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) está atuando desde as primeiras horas depois da chuva e é local onde a população ainda pode procurar ajuda em caso de necessidade. Enquanto o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) está concentrando o recolhimento para as doações que estão sendo feitas aos desabrigados pela população. E, em caso de emergência, a pessoa deve acionar a Defesa Civil pelo telefone (28)99955-7763.

Alerta máximo em Muniz Freire

Já em Muniz Freire foi estabelecido um gabinete de crise, nesta segunda-feira (5), visando coordenar ações para, principalmente, recuperar as estradas vicinais danificadas por causa dos temporais. As ações também focam a preparação para futuras chuvas. O gabinete busca mitigar os impactos das intempéries e garantir a segurança da população.

O município está sofrendo com as consequências dos temporais da quinta-feira da semana passada (1), e também do último sábado (3). O gabinete também está em alerta, já que existe um aviso de perigo potencial de chuva intensa, com validade até esta terça-feira (6) emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A previsão é de mais chuva de até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).

Conforme informa a Defesa Civil do município, ainda existem algumas famílias e localidades que se encontram isoladas, por causa da destruição de estradas e pontes. Contudo, não há registro de feridos ou desabrigados.

Ações emergenciais

Ainda segundo informações da Prefeitura, a Defesa Civil Municipal e as equipes da Secretaria de Obras atuaram de forma emergencial durante todo o final de semana. E na segunda-feira, percorreram todo o município para um levantamento mais preciso, com georreferenciamento, dos trechos de estradas, pontes e bueiros afetados de forma total ou parcial.

Ainda foi realizada uma vistoria técnica em áreas de encostas. Porque, com o solo já encharcado e a previsão de mais chuva para a região, a possibilidade de deslizamentos de terra e enxurradas aumenta consideravelmente, se tornando risco iminente para a vida das pessoas.

Ainda na segunda-feira, na primeira reunião do gabinete de crise, foi feito um alinhamento com as equipes da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros, que já estão em Muniz Freire para auxiliar nos trabalhos. E depois, com os dados do levantamento, foi realizada uma reunião com as Secretarias Municipais de Obras, Desenvolvimento Agropecuário, Assistência Social, Meio Ambiente, Planejamento e Educação, além da Defesa Civil, Procuradoria Jurídica e Assessoria de Comunicação. O trabalho está sendo coordenado diretamente pelo Gabinete do Prefeito. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 02 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/