Ibatiba encaminha projetos de reajuste salarial após reunião nesta quarta (18)
Definições foram alinhadas em encontro Prefeitura e Sindicato de Servidores. Propostas seguem para votação na Câmara Municipal
O prefeito de Ibatiba, Luis Pancoti, e representantes do Sindicato dos Servidores Municipais (SINDISPUMIES) se reuniram na tarde desta quarta-feira (18) para tratar de reajuste salarial e valorização das categorias. O encontro, que contou com a presença do presidente da entidade, Genézio Amado da Fonseca, resultou no encaminhamento de dois projetos de lei à Câmara Municipal.
Entre os pontos definidos, está a garantia do piso nacional do magistério, além de reajuste salarial para servidores e a recuperação de perdas inflacionárias. As medidas abrangem servidores do Executivo e do Legislativo, incluindo aposentados e pensionistas.
Também participaram da reunião outros membros da diretoria do sindicato, entre eles o segundo secretário e professor, Messias Dias Neto, e o conselheiro fiscal e diretor da Escola Davi Gomes, Jonatas Amorim Filho. Além de integrantes da administração municipal, como o chefe de Gabinete, Luis Antonio de Jesus Amorim, o secretário municipal de Fazenda, Anderson Moreira de Oliveira, o procurador municipal, Adilson José Gonçalves Lírio, o controlador geral, Marcelo Leite da Silva, o chefe do Departamento de Recursos Humanos, Chris Roberto de Carvalho, a contadora Fernanda Matos de Moura Almeida.
Reajustes e efeitos retroativos
Os projetos protocolados preveem revisão geral anual de 10,26% para os servidores públicos municipais e reajuste de 11,19% para profissionais da educação, adequando os vencimentos ao Piso Nacional do Magistério. As propostas têm efeito retroativo a 1º de janeiro de 2026 e serão analisadas em sessão extraordinária da Câmara Municipal convocada para a noite desta quinta-feira (19).
Negociações anteriores
As definições desta semana se somam às discussões realizadas no início do ano. Em reunião ocorrida no dia 10 de janeiro, a Prefeitura e o Sindicato trataram de pautas semelhantes, com foco em recomposição salarial e benefícios.
Na ocasião, foram apresentados e aprovados projetos que incluíam reajuste de 4,83% nos vencimentos, concessão de vale-alimentação de R$ 500 e implementação de ticket feira no valor de R$ 60. As propostas foram votadas em sessão extraordinária da Câmara e aprovadas por unanimidade.
Continuidade das ações
De acordo com o prefeito Luis Pancoti, os novos projetos mantêm a linha de negociação com os servidores iniciada no começo do ano. "Esse é mais um compromisso que assumi na campanha e tenho trabalhado para honrar. O respeito e o reconhecimento com os nossos servidores são marcas desta gestão. São eles que trabalham todos os dias para entregar à nossa população serviços essenciais e de qualidade", enfatiza o prefeito.
Comentários: