A cerimônia de entrega dos selos aconteceu na última segunda-feira (10), em Brasília, e premiou o trabalho de Secretarias de Educação em âmbito nacional
Iúna foi contemplado como categoria Ouro, dentro da classificação do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. A cerimônia de entrega dos selos aconteceu na última segunda-feira (10), em Brasília, e o município foi representado pelo prefeito Romário Batista Vieira e o secretário municipal de Educação e Esporte, Breno Oliveira.
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é uma iniciativa do Ministério da Educação que visa reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano. Participam as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Foram contemplados 4.187 municípios e, entre os premiados, 2.592 receberam o prêmio na categoria Ouro, 1.062 na categoria Prata e 533 na Bronze. Iúna recebeu o selo Ouro, o que, segundo o prefeito Romário Vieira, é resultado do trabalho sério e dedicado de toda a rede da Educação Municipal. "Esse reconhecimento é muito mais do que um prêmio, porque simboliza o trabalho sério, dedicado, de cada professor que, todos os dias, faz a diferença na vida de nossos alunos", afirmou o prefeito. "É fruto da união e do esforço coletivo de professores dedicados, pedagogos engajados, diretores comprometidos e toda a equipe escolar que trabalha com amor e excelência", completou.
Compromisso
Segundo ele, a conquista do Selo Ouro reafirma o compromisso da administração de Iúna com uma educação pública de qualidade. "Isso mostra que, juntos, somos capazes de superar desafios, inovar nas práticas pedagógicas e alcançar resultados que transformam vidas", enfatizou. "Cada planejamento, cada aula e cada interação, com nossos alunos, demonstram a força da nossa educação, o que é um reflexo da qualidade do trabalho que realizamos em Iúna e da nossa capacidade de nos destacar, mais uma vez, em nível nacional", concluiu.
A cerimônia, em Brasília, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, em seu discurso, afirmou que o Brasil "só vai dar certo no dia em que a classe média voltar para a escola pública e, só vai voltar para a escola pública, quando ela melhorar". "Enquanto eu for presidente da República, não vai faltar dinheiro para a gente recuperar a educação desse país", disse. "Se tem uma coisa que a gente não pode abdicar, se tem uma coisa que a gente não pode jamais ter medo de defender, é a educação", completou o presidente.