Aciiu recebeu reunião com secretário de trânsito de Baixo Guandu-ES, onde o sistema já funciona
A Associação Comercial e Industrial de Iúna - ACIIU realizou na manhã desta quinta-feira (06) uma reunião com o Secretário de Trânsito, Transportes, Mobilidade Urbana e Segurança Pública de Baixo Guandu-ES, Renann Bragatto, para discutir o projeto para instalação do sistema de estacionamento rotativo na cidade de Iúna. Participaram da reunião, além dos membros da ACIIU, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Raphael Amorim, os vereadores Jonathan Bonfante, Dimilsinho Flora, Enfermeiro Emmanuel, Helton Mariano e Paulinho da Tôca.
Neste primeiro encontro, as informações passadas pelo secretário agradaram os presentes, ficando combinado que haverá uma próxima reunião em breve, provavelmente no auditório da Câmara Municipal, para uma participação maior da população na discussão do tema. Renann se propôs a voltar pra essa próxima reunião a fim de tirar dúvidas sobre o modelo que ele implantou em Baixo Guandu, que segundo ele está sendo um sucesso.
Questionado sobre a posição do prefeito a respeito do tema, o chefe de gabinete afirmou que ele tem interesse no projeto e que autorizou a discussão para essa finalidade. Os vereadores, que há tempos vem falando sobre isso na Câmara, relutando com a falta de vagas de estacionamento nas vias públicas da cidade, também se manifestaram favoráveis.
Renann adiantou alguns pontos da discussão, afirmando que o projeto de estacionamento rotativo se inicia com a municipalização do trânsito. Enquanto isso, será feito levantamento das ruas e logradouros onde serão demarcadas as vagas de estacionamento. Para a efetivação do sistema, a prefeitura deve licitar a contratação de uma empresa por concessão para operar as cobranças, contratação de funcionários e sinalização.
Ele informou que a prefeitura terá que criar uma estrutura, através de projeto de lei, para administrar o sistema, efetivando engenheiro e agentes de trânsito. Pelo que está operando em Baixo Guandu, a cobrança de estacionamento é de R$ 2,00 por hora. Segundo ele, se houver vontade da administração, da Câmara e da população, o processo dura aproximadamente seis meses para entrar em funcionamento.
O presidente da Associação Comercial, Eduardo Cézar, destacou que os comerciantes estão sofrendo com a falta de vagas para receber as pessoas que visitam a cidade. "Muita gente quer visitar o comércio e desiste por falta de estacionamento. Se implantarmos o rotativo, vai abrir vagas pra muita gente estacionar," pontuou.