O encontro serviu para analisar a situação local sobre a Terceira Idade, discutir políticas públicas e deliberar propostas
Na última quinta-feira (10), foi realizada, em Iúna, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento foi organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e aconteceu no Centro de Vivência da Terceira Idade, contando com a presença de autoridades e representantes dos segmentes da Assistência Social do município e região.
De acordo com informações da Secretaria, o encontro serviu para analisar a situação local sobre a Terceira Idade, discutir políticas públicas e deliberar propostas. Além disso, também foram eleitos os delegados para a 6ª Conferência Estadual e a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.
Durante o evento, houve a apresentação do Coral Bem Viver, do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV) ao Idoso. O coral encantou a todos, com a apresentação das músicas "Amar como Jesus amou" (Padre Zezinho), "Chuá Chuá" (Chitãozinho e Xororó) e "Seresta" (Rolando Boldrin).
Igualdade e equidade
A psicóloga Maralins Lopes Rezende ministrou a palestra "Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação", explicando, inclusive, a diferença entre igualdade e equidade. No primeiro, todo indivíduo é tratado da mesma forma e, no segundo, são consideradas as diferenças individuais, para garantir um tratamento igualitário.
A psicóloga também abordou os direitos fundamentais dos idosos, tais como liberdade, respeito, alimentos, saúde, educação, lazer, assistência social, trabalho, transporte entre outros. E falou sobre democracia voltada para a pessoa idosa, orientando os participantes a terem vida ativa em diversos aspectos.
Estiveram presentes, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Milliane Souza e Silva, o prefeito Romário Batista Vieira, a primeira-dama Lusmar Vieira – Tuca, a presidente do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Luana Aparecida de Souza Moraes Saloto, a secretária geral do Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI/ES), Augusta Isabel Scardua, e a vice-presidente do CEDDIPI/ES Marta Nunes do Nascimento. Além do vereador Emmanuel Garcia de Amorim, o secretário municipal de Turismo e Cultura, Rogério Cezar, e a secretária de Assistência Social de Lajinha (MG), Gleiciane Silva Soares Zoppé.