Novos casos de dengue são registrados em Iúna

Novos casos de dengue são registrados em Iúna

O vírus da dengue é transmitido pelo mosquito fêmea, principalmente da espécie Aedes Aegypti 

A prefeitura de Iúna, através da Secretaria de Saúde, alerta a população para o crescente caso de dengue no município.

As comunidades rurais são os locais onde há mais registros dessa doença viral, isso ocorre devido a poços e lagoas desativados (ou até em uso, porém mal conservados), latas e utensílios em geral jogados na natureza que acumulam a água da chuva.

O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, possui listras brancas e pretas pelo corpo, enquanto o pernilongo comum é marrom escuro.

Para evitar a proliferação do mosquito da dengue, é muito importante fazer uma limpeza em volta de casa para eliminar possíveis criadores em água parada e suja, como em latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d'água descobertas, pratos de vasos de plantas ou qualquer outro que possa armazenar água de chuva.

Em caso de picada de qualquer mosquito, se sentir febre acima de 38,5º, dores musculares, dor nos olhos e na cabeça, mal estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo, procure imediatamente atendimento médico.

Na maioria dos casos, os sintomas da dengue duram até dez dias. Mas a fraqueza e mal-estar podem permanecer por algumas semanas.

Ao diagnosticar a dengue, é recomendável repouso, ingestão de muito líquido, consumir hortaliças em geral e alimentos ricos em ferro (carne vermelha magra, por exemplo), frutas e sucos ricos em vitamina C, alimentos ricos em proteínas como ovos, leite e derivados, pois a imunidade será comprometida.


Fonte: Prefeitura Municipal de Iúna 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 23 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado