Objetivo da ação é prevenir efeitos de enchentes enquanto não é concluído o projeto de dragagem do rio
A prefeitura municipal de Iúna iniciou nesta semana o serviço de limpeza e desassoreamento do Rio Pardo, numa extensão de 5,5 quilômetros. Essa ação é uma iniciativa da Administração Municipal com recursos próprios, aprovados pela Câmara Municipal, até que seja liberado o projeto para a dragagem do rio.
O prefeito Romário Batista Vieira trouxe na bagagem da campanha eleitoral essa promessa de amenizar os problemas das enchentes na cidade e já no primeiro ano de mandato iniciou os trabalhos, que espera dentro de trinta dias estarem concluídos.
"É uma obra importante para o município", destaca o prefeito Romário, ressaltando que a população ainda vive o drama da enchente de 2020, que desalojou muitas famílias e causou grandes prejuízos financeiros aos comerciantes da cidade.
Na oportunidade em que o Secretário de Estado Gilson Daniel esteve na cidade, há três meses, reunido com as autoridades do município tratando desse assunto, ele garantiu a realização da dragagem ainda este ano. Para isso, depende do projeto que a prefeitura está preparando.
Enquanto não conclui o projeto para o Governo do Estado, a administração vai trabalhando para amenizar os riscos de novas enchentes. "Não quero esperar a população passar por novo susto com as chuvas de fim de ano. Vamos procurar realizar a limpeza e o desassoreamento o quanto antes", afirmou o prefeito.
O Secretário de Meio Ambiente, Manoel Arcangelo Rafael, salientou que o serviço que está sendo realizado é apenas limpeza das margens e o desassoreamento do leito, enquanto prepara o processo com as licenças ambientais. "O processo para dragagem envolve muitas ações que tem prazos, por isso não se resolve em poucos dias", explicou o secretário. No entanto, ele acredita que o trabalho que está sendo realizado já vai ajudar muito a solucionar o problema das enchentes.