A palestra foi ministrada capitão da PMES, Lucas Muzi Rios, que falou sobre o reforço de policiamento e orientou sobre ações que podem aumentar a segurança
Foi realizada na noite de quarta-feira (9), em Iúna, uma palestra sobre a Operação Colheita, lançada pelo Governo do Estado, no final do mês de março. A palestra, organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, aconteceu na Câmara Municipal e foi ministrada pelo comandante da 2ª Companhia do 14º Batalhão da Polícia Militar de Iúna, capitão Lucas Muzi Rios.
O capitão deu esclarecimentos e apresentou como acontecerá o reforço do policiamento na zona rural do município de Iúna, no período de colheita do café, durante a operação que será realizada pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), entre os dias 1º de abril e 30 de novembro. Ele também passou orientações aos produtores rurais, para manter a segurança em suas propriedades.
Porteiras fechadas
Além de destacar que a Polícia Militar vai fazer sua parte, para que crimes sejam evitados na zona rural, o capitão Lucas Muzi orientou os produtores para que não mantenham muito dinheiro em casa e nem joias de valor. Todos devem, também, manter as porteiras bem conservadas e, se possível, fechadas com cadeado. "Mantenham veículos, máquinas agrícolas e insumos bem protegidos, e evitem deixar o café ensacado nas lavouras", ressaltou.
Ele também sugeriu que os agricultores pesquisem sobre os funcionários, antes de contratá-los, exigindo os documentos pessoais. "E evitem comentar sobre grandes vendas e, se possível, invistam em sistema de videomonitoramento", enfatizou. "E, no caso de qualquer suspeita, façam a denúncia pelos telefones 190 ou 181", completou, lembrando que não é preciso se identificar.
A reunião contou com a presença do prefeito de Iúna, Romário Vieira, que estava acompanhado do chefe de Gabinete de Prefeitura, Raphael Amorim, do subsecretário municipal de Agricultura, Jasseir Fernandes, e do técnico da Secretaria, Paulo Sérgio. Além da secretária geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Iúna e Irupi, Daiany Ribeiro de Sousa, o presidente do Sindicato Rural de Iúna (SRI), Vilson Silveira, e os vereadores Arilson Ferreira, João Marcos Gava, Emerson Santos e Jonathan Bonfante, entre outros.
Operação no Caparaó
Na região do Caparaó Capixaba, o lançamento da Operação Colheita 2025 foi feita, pelo Governo do Estado, no dia 26 de março, em solenidade realizada em Guaçuí. A ação tem como objetivo reforçar o policiamento em áreas rurais de 73 municípios do Espírito Santo, no período das colheitas de produtos agrícolas, como café, cana-de-açúcar, pimenta e outros cultivos.
A operação será realizada pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e, ao todo, serão investidos R$ 6,6 milhões, para a realização da operação, destinados ao pagamento de Indenização Suplementar de Escala Operacional (ISEO), para policiais militares que estiverem de folga e forem atuar na ação. Isso permitirá o aumento do policiamento nas áreas de colheita, com o objetivo de garantir mais segurança para produtores, trabalhadores rurais, comerciantes e moradores da região.
Durante a Operação Colheita, a Polícia Militar intensificará o patrulhamento, promovendo visitas tranquilizadoras a propriedades e estabelecimentos comerciais, além de abordagens a veículos e pessoas. A ação visa inibir a ação de criminosos e coibir possíveis infrações, principalmente, durante esse período de maior movimentação de trabalhadores e circulação de mercadorias.