Por Marcos Freire em Terça, 30 Julho 2024
Categoria: Cidades

Partidos de oposição se unem em Iúna e Penha Barros será a candidata a prefeita

Ronaldo Rafar e Everaldo Sales, pré-candidatos a prefeito, cederam a vaga para Penha Barros, enquanto João Elias será confirmado como candidato a vice 

Depois das convenções marcadas e chapas praticamente confirmadas, em Iúna, os pré-candidatos a prefeito do PL, Ronaldo Rafar, e do PRD, Everaldo Sales, resolveram compor uma aliança da oposição e apoiar o nome da ex-vereadora Maria da Penha Barros Pereira, do Democracia Cristã (DC), para ser a candidata a prefeita. A aliança deverá ser confirmada nas convenções dos partidos que estão marcadas para este sábado (3) e domingo (4).

Nas convenções, também deverá ser confirmado o nome de João Elias Hosrt (PP), como candidato a vice-prefeito da chapa. As convenções do PL, do PP, do DC e do PRD vão acontecer neste sábado, às 8 horas da manhã, na Escola Henrique Coutinho. E, no mesmo local e horário, até o momento, está marcada a convenção do PDT que estava alinhado com a pré-candidatura de Ronaldo Rafar.

Contudo, segundo o presidente do PDT de Iúna, Dimmy Erlen Silveira Gomes Barbosa, o partido tem conversas adiantadas com o PP, para uma composição. "Com a retirada do nome do Rafar, do PL, e do Everaldo, do PRD, queremos encontrar uma alternativa viável para enfrentar o atual prefeito", afirmou à nossa reportagem.

União de forças

Já Everaldo Sales, destacou que a aliança foi fechada com a concordância da presidência municipal dos partidos envolvidos (PL, DC, PP e PRD), além da participação do deputado estadual Coronel Weliton (PRD) e do deputado federal Josias da Vitória (PP). E disse que a decisão foi consciente e refletida, mas não representa uma desistência de ideais e projetos, "mas sim um compromisso maior com o futuro de nossa cidade". "Nosso objetivo é unir forças com a pré-candidata a prefeita Penha Barros e seu vice, João Elias, formando uma aliança sólida e comprometida com o desenvolvimento de Iúna", afirmou.

Maria da Penha Barros Pereira já foi vereadora e secretária municipal de Educação, em Iúna, e havia colocado seu nome como possível pré-candidata a prefeita, mas admite que foi surpreendida pela movimentação e decisão de outras lideranças políticas. Ela contou, ao jornal A Notícia do Caparaó, que a decisão de Rafar e Everaldo foi tomada em favor da unidade, na disputa, e seu nome era o de maior consenso entre os partidos. "E temos o apoio do deputado estadual Coronel Weliton que esteve na minha casa, no domingo, acompanhado dos dois (Rafar e Everaldo), no domingo, de surpresa, porque eu não tinha nem noção de que isso estava acontecendo", relatou. "Então, temos o PL e o PRD, enquanto os outros partidos ainda estou conversando", completou.

Ela contou, ainda, que o deputado federal, Josias da Vitória (PP), participou desse processo. "Ele participou de toda essa conversa, de forma não presencial, mas tivemos uma conversa, on line, antes de bater o martelo e nos darmos as mãos, fechando o acordo", contou. "Assim como, o presidente do PP de Iúna, Valmir Montoni, acompanhou todo processo de diálogo", finalizou.

Ronaldo Rafar foi procurado por nossa reportagem, mas até o fechamento desta matéria, não havia se pronunciado sobre o fato. Assim que houver uma declaração, a matéria será atualizada. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário