Por Marcos Freire em Sexta, 13 Setembro 2024
Categoria: Cidades

Pesquisa de opinião mostra empate técnico na disputa eleitoral em Ibatiba

Levantamento aponta uma diferença de apenas 0,5% entre os candidatos à Prefeitura

Uma pesquisa de opinião pública realizada pelo instituto Iconpes – Consultoria e Pesquisa, mostra os dois candidatos a prefeito de Ibatiba em empate técnico, com uma diferença de apenas 0,5% entre eles. A diferença se mantém, tanto na indicação espontânea quanto na estimulada, havendo apenas uma inversão de posição, de uma para outra menção, entre os candidatos. O levantamento de dados foi feito no dia 10 de setembro, nos bairros da sede e localidades no interior do município.

Na sede de Ibatiba, os dados foram coletados nos bairros Boa Esperança, Carangola, Centro, Chácara do Soniter, Floresta, Ipê, Novo Horizonte, Pró Morar I, Pró Morar II, Santa Maria e Vila Nova, enquanto no interior do município, a pesquisa foi realizada no Córrego Crisciúma, Córrego Santa Maria de Baixo e Vila de Santa Clara.

A pesquisa foi registrada no portal do TSE, sob o número ES-03212/2024 e assinada pelo estatístico Filipe Moreira Martine. Foram realizadas 400 entrevistas, o que representa, aproximadamente, 2,31% do eleitorado do município. Os entrevistados foram distribuídos no plano amostral por grupos de sexo, idade, grau de escolaridade, nível econômico e localidade.

Indicações espontânea e estimulada

De acordo com os dados da pesquisa, na indicação espontânea de voto para prefeito – onde o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos, nas eleições municipais deste ano, Dra. Criziane Moreno aparece com 34,0% das intenções de votos dos entrevistados. Já o candidato Dr. Luis Pancoti fica com 33,5%. Não responderam ou afirmaram que ainda não sabem em quem votar, 27,75% dos entrevistados. E aqueles que disseram que pretendem não votar em ninguém ou branco/nulo totalizaram 4,75%.

Agora, na menção estimulada – quando são apresentados os nomes dos candidatos a prefeito, acontece uma inversão na ordem entre eles, sendo mantida a mesma diferença de percentual. Dr. Luis Pancoti fica com 34,25% das intenções de votos, enquanto Dra. Criziane Moreno aparece com 33,75%. Ou seja, os dois candidatos variam dentro da margem de erro e, ainda, em empate técnico. Os entrevistados que dizem estar indecisos variam para menos e ficam em 25,55%, enquanto os que afirmam que não irão votar em nenhum dos candidatos apresentados (branco/nulo) somam 6,5%.

Na questão que mede a rejeição dos candidatos – quando é perguntado em qual dos nomes a pessoa não votaria de forma alguma, Dra. Criziane Moreno aparece com 28,5% e Dr. Luis Pancoti fica com 22,75%. Os entrevistados que não rejeitam nenhum dos dois nomes ou não souberam responder somaram 48,75%.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo instituto Iconpes (razão social E G Saloto-ME), contratada pela empresa A Notícia do Caparaó Comunicações Ltda, registrada sob o nº ES-03212/2024, com coleta de dados realizada em Ibatiba-ES, no dia 10 de setembro de 2024. O nível de confiança estimado é de 95% (noventa e cinco por cento), para uma margem de erro máxima estimada de, aproximadamente, 4,8 (quatro vírgula oito) pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados obtidos, considerando uma técnica de amostragem aleatória simples.

O número de entrevistados foi distribuído proporcionalmente ao número de eleitores, com amostra à base de, aproximadamente, 2,31% do eleitorado, totalizando 400 entrevistas. O plano amostral foi formado dentro do critério metodológico com grupos de sexo, idade, grau de escolaridade, nível econômico e localidade. A fonte pública dos dados utilizados para elaboração da amostra são: IBGE - Censo 2010 – e TSE – Estatísticas do Eleitorado 2022. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário