Por Marcos Freire em Quarta, 06 Novembro 2024
Categoria: Cidades

Prefeitura de Dores destaca os produtores do município que estão no Coffee of the Year

O Coffee of the year acontece dentro da Semana Internacional do Café (SIC), realizado em Belo Horizonte, reunindo os melhores cafés do Brasil 

Comemorando uma parceria que tem rendido frutos, a Prefeitura de Dores do Rio Preto destacou, em suas redes sociais e oficialmente, a participação de produtores do café, no evento Coffee of the Year, que acontece dentro da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte. Entre os 180 finalistas do concurso este ano, estão 10 produtores de Dores do Rio Preto, todos associados à Associação de Produtores Rurais de Pedra Menina (Aprupem).

O município destaca e parabeniza o trabalho realizado por todos os produtores de café do município. E destaca aqueles que estão na final do evento. São eles: Afonso Lacerda, Amanda Lacerda, Augusto Lacerda, Cecília Nakao, Emily Teixeira Lacerda, Fábio Protásio de Abreu, Silvania Veiga Teixeira de Lacerda, Greiciano Lacerda, Marinete Alves Pavesi Simão e Paulo Gomes.

A Prefeitura mantém uma parceria com a Aprupem que tem rendido benefícios para os produtores de café do município. Para um produto com cada vez mais qualidade, para a produção de uma bebida ainda mais especial, a associação tem sido beneficiada com novos equipamentos. Além da realização do Conexão Caparaó, no distrito de Pedra Menina, que tem dado ainda mais destaque para os cafés da região. O próximo Conexão Caparaó já está marcado para acontecer nos dias 17 e 18 de janeiro do ano que vem.

O evento

Criado em 2012, o Coffee of the Year tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano. O objetivo é incentivar o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café. Além de produtores de Dores do Rio Preto, entre os finalistas deste ano, também estão produtores de Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Muniz Freire e Divino de São Lourenço, da região do Caparaó Capixaba.

O concurso conta com duas fases. A primeira consiste em receber as amostras de produtores de todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute). Na segunda fase, as melhores amostras participam da Semana Internacional do Café e são provadas por compradores.

As 15 melhores amostras classificadas vão para a final do concurso (10 amostras de arábica, 5 de canéfora - conilon) e serão degustadas pelo público. A revelação e premiação dos cafés mais pontuados e votados acontecerá durante a Semana Internacional do Café, em cerimônia de premiação, no último dia do evento. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário