Evento que acontece nesta quarta-feira (27) terá a entrega da análise da água de região da zona rural do município e palestras sobre associativismo
A Secretaria de Agricultura de Dores do Rio Preto vai entregar o resultado da análise da qualidade da água utilizada na zona rural do município. Isso será feito durante encontro que vai acontecer no início da noite desta quarta-feira (27), na comunidade do Cerro, a partir das 18h00, quando também serão ministradas palestras sobre qualidade da água, associativismo e produção de cafés especiais.
O projeto da Secretaria está sendo implantado em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que realizou a análise da qualidade da água que é utilizada para consumo próprio e na produção agrícola. A entrega das análises contará com a presença do professor da Ufes, Gilvanni Garcia, que irá participar das discussões sobre o projeto de Exames de Águas em Propriedades Rurais.
O projeto foi apresentado a produtores rurais em uma reunião realizada na comunidade do Cerro, na noite do último dia 6, com a presença de produtores de várias comunidades rurais localizadas no entorno da sede de Dores do Rio Preto. O trabalho de laboratório na análise da água será feito pela Ufes, com o objetivo de conhecer a qualidade da água que os produtores estão utilizando para consumo humano e também nos produtos agrícolas que são comercializados na cidade.
Na reunião do dia 6, os produtores receberam recipientes e explicação de como deve ser feita a coleta da água. A água coletada, então, foi levada para o laboratório e, agora, serão apresentados os resultados. A amostra que apresentar algum tipo de contaminação, será passada a orientação do que fazer para melhorar a situação. "Será explicado como proceder, para que a qualidade da água seja melhorada e não venha trazer qualquer risco para a saúde das pessoas", explica o secretário municipal de Agricultura, Gilmar Trindade.
O evento também contará com uma palestra sobre associativismo, com representante do Sicoob de Dores do Rio Preto, Marciano Adalberto de Jesus. Em seguida, o produtor de cafés especiais, Alexandre Lacerda, falará sobre produção e qualidade de cafés especiais. A última palestra será sobre a importância da qualidade da água na produção agrícola, com a engenheira agrônoma e agente de extensão do Incaper, Priscila de Oliveira Nascimento. E, finalmente, o encontro será finalizado com a entrega dos laudos de análise da água.