Projeto do Centro de Educação Técnica de Iúna é apresentado pelo Estado
O projeto do novo CEET de Iúna foi apresentado pela Secretaria do Estado de Ciência e Tecnologia e licitação deve acontecer em janeiro do ano que vem
Em reunião realizada na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), nesta quarta-feira (5), foi apresentado o projeto do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) de Iúna. A apresentação foi feita pelo secretário Bruno Lamas e estavam presentes o prefeito Romário Vieira, o vereador Emannuel Garcia e o chefe de gabinete Raphael Amorim, acompanhados pelo deputado estadual Dary Pagung.
De acordo com o projeto do CEET de Iúna será construído no local da obra que foi paralisada, entre a sede de Iúna e o distrito de Nossa Senhora das Graças. A obra antiga, por estar condenada, será demolida, dando lugar ao novo centro. De acordo com o cronograma da Secretaria, dentro dos trâmites normais, a licitação da obra está prevista para janeiro de 2026.
Unidade
Conforme o projeto apresentado, o CEET terá uma estrutura moderna, sustentável e voltada à formação profissional dos jovens da região. A unidade será construída no formato steel frame – um modelo de construção a seco que utiliza perfis de aço galvanizado, garantindo maior agilidade, eficiência e sustentabilidade.
O projeto prevê sete blocos que abrigarão salas de aula, biblioteca, setor administrativo, auditório com capacidade para até 250 pessoas, refeitório, laboratórios, incubadora e laboratório de máquinas pesadas. E contará, ainda, com sistema de energia solar e subestação com cabine blindada.
Para o deputado Dary Pagung, a implantação do CEET em Iúna representa um avanço significativo para o desenvolvimento regional. "Investir em educação técnica é investir no futuro. Esse projeto vai preparar nossos jovens para o mercado de trabalho e gerar novas oportunidades em toda a região do Caparaó", destaca o parlamentar.
Comentários: