Projeto para recuperar nascentes em Dores do Rio Preto está com inscrições abertas
O Projeto PlantaDores tem como finalidade principal recuperar nascentes nas propriedades rurais do município e as inscrições vão até o dia 9 de janeiro de 2026
Com o objetivo de promover a recuperação das nascentes e das áreas no entorno das propriedades rurais do município, a Prefeitura de Dores do Rio Preto realiza o Projeto PlantaDores. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Secretaria Municipal de Agricultura, com a finalidade de incentivar a recomposição florestal por meio do plantio de mudas de espécies nativas. O projeto conta com a parceria do Incaper e do Idaf.
Com isso, estão abertas as inscrições, até o dia 9 de janeiro de 2026, para o Processo Seletivo destinado a selecionar 40 produtores rurais que irão aderir ao Programa Municipal de "Proteção e Recuperação de Nascentes" (Projeto PlantaDores). Cada produtor selecionado receberá 100 mudas de espécies nativas e frutíferas destinadas ao reflorestamento da área de nascente cadastrada, além de acompanhamento técnico.
Preservação
Por meio do plantio dessas mudas de espécies nativas e frutíferas, destinadas ao reflorestamento, o PlantaDores visa conseguir recuperar as nascentes e as áreas no entorno das propriedades rurais de Dores do Rio Preto. "Com isso, o projeto vai incentivar ações de proteção, recomposição vegetal e manejo ambiental adequado, de modo a assegurar a preservação dos recursos hídricos", explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Alessandro Brinati. "O fortalecimento da proteção hídrica vai contribuir para a melhoria da qualidade e da quantidade de água nos mananciais", completa.
Além disso, o projeto PlantaDores tem como objetivo estabelecer compromissos de longo prazo, com os proprietários, garantindo manutenção e conservação das nascentes. E, ainda, fomentar a capacitação ambiental dos produtores rurais, por meio de visitas técnicas e acompanhamento do "Projeto PlantaDores".
As inscrições devem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Rua Alfredo Gualandi da Silva, 42 – Centro, entre as 8 e 11 horas e do meio-dia às 16 horas. É necessário levar documentos. Mais informações pelo telefone (28)99931-5231.
Comentários: