O objetivo do treinamento é possibilitar que todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação consigam agir em situações emergenciais enquanto a assistência médica especializada não for proporcionada
A Lei Lucas, nome dado à Lei Nacional nº 13.722, de outubro de 2018, determinou que professores e funcionários de escolas de educação infantil e básica, públicas ou privadas e também de qualquer tipo de estabelecimento de recreação infantil tenham capacitação em primeiros socorros. O objetivo principal é, garantir e aumentar a segurança de crianças e adolescentes no espaço escolar.
A criação da Lei Lucas aconteceu depois de um acidente envolvendo o menino Lucas Begalli, de 10 anos. No dia 27 de setembro de 2017, o menino estava em uma excursão escolar, em Campinas/SP, quando se engasgou com um alimento e acabou morrendo. Nenhum dos professores que acompanhavam os alunos no passeio sabia técnicas de primeiros socorros.
O objetivo do treinamento é possibilitar que todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação consigam agir em situações emergenciais enquanto a assistência médica especializada não for proporcionada.