Projeto "Meu Sangue Salvando Vidas" leva grupo de doadores de Ibitirama para hospital em Cachoeiro de Itapemirim mensalmente
Uma iniciativa que pode ser considerada simples e comum, vem fazendo uma grande diferença. O vereador Luciano Dias, do município de Ibitirama, exercendo o primeiro mandato, iniciou um projeto importante no município, conhecido como: "Meu Sangue Salvando Vidas" capitaneando doadores de sangue para o Hospital Evangélico, de Cachoeiro de Itapemirim. Hoje, mais de cinquenta pessoas já estão cadastradas e doando sangue.
A ideia, segundo Luciano, surgiu a partir da percepção da aflição de moradores do município que necessitavam de sangue para cirurgias de familiares. No momento de urgência, elas saíam procurando por doadores e na dificuldade para encontrar acabava se atrasando o ato cirúrgico. Como doador há mais de 15 anos, viu que poderia identificar pessoas em condições de doar sangue sistematicamente. Daí criou um grupo de voluntários para eximir moradores dessa dificuldade.
O vereador vem trabalhando e garantindo parcerias importantes para esse projeto. Na apresentação do projeto em Cachoeiro de Itapemirim, o vereador daquele município, Marcelinho Fávero, participou da ação e cedeu sua assessoria para elaboração de um vídeo institucional, o qual Luciano utiliza para divulgar suas campanhas.
Luciano ressalta que conta com apoio do Sicoob, patrocinando camisas e algumas despesas. A filha de Luciano, Karolyne Silva, estudante de nutrição na UFES, é outra incentivadora e o auxilia na organização das planilhas para agrupar os doadores de acordo com cada tipo sanguíneo e data de doação, bem como os tipos de medicamentos que eles fazem uso.
Para levar os doadores a Cachoeiro, o vereador conta com o transporte cedido pela Secretaria de Saúde. Em média, vinte pessoas por mês vão ao hospital fazer doação. A meta é aumentar esse número o quanto puder para ter tranquilidade no atendimento aos moradores do seu município.