Compradores estrangeiros visitarão produtores de cafés especiais no Caparaó

Compradores estrangeiros visitarão produtores de cafés especiais no Caparaó

A promoção é da Apex e acontecerá entre 8 e 14 de novembro, com visitas a produtores associados à Apec, gestora da Denominação de Origem Caparaó  

Foto Apec

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizará uma visita à região do Caparaó, para promover a edição Cafés Especiais, do programa Exporta Mais Brasil. A iniciativa visa ampliar a presença dos cafés brasileiros de alta qualidade no mercado internacional. Vão participar produtores associados à Associação de Produtores de Cafés Especiais do Caparaó (Apec), gestora da Denominação de Origem dos cafés do Caparaó.

A programação acontecerá entre os dias 8 e 14 de novembro e reunirá 22 compradores estrangeiros, em um roteiro imersivo no Caparaó, com atividades de cupping e visitas às propriedades cafeeiras, no Espírito Santo e Minas Gerais. Após as provas de cupping, produtores e compradores terão momentos de interação direta, para a troca de contatos e negociações.

O grupo de compradores internacionais vêm em busca de cafés de origem, vindos de diferentes partes do planeta. Dentre os países participantes estão compradores provenientes de Estados Unidos, Chile, Espanha, Croácia, Rússia, Egito, Emirados Árabes Unidos, Israel, Tailândia, China e Canadá, conforme informações da Apec.

Preparação

Serão visitados 35 produtores, do Espírito Santo e Minas Gerais, que apresentarão 42 amostras certificadas, com o selo da Denominação de Origem Caparaó. Cada produtor passou por um cuidadoso processo de preparação — da seleção das amostras ao aprimoramento da apresentação.

Conforme destaca a Apec, o café do Caparaó "tem origem, tem história e tem território", porque traz a identidade, tradição e o trabalho de famílias que cultivam cafés especiais, há muitas gerações, "com respeito à terra e ao tempo". Segundo a Associação a Denominação de Origem Caparaó é mais do que um selo. "É um compromisso com a qualidade, com o meio ambiente e com a cultura de um povo que acredita que café bom começa na raiz" — no solo, nas pessoas, no cuidado e no amor pela Serra do Caparaó que abraça municípios produtores capixabas e mineiros.

A iniciativa também conta com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Sebrae e Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA – da sigla em inglês). Além da Região das Matas de Minas, Apec e Cafeicultores Associados da Região das Matas de Rondônia (Caferon). 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 18 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado