David Figueira é CO-Founder da Sim! Cerveja que produz a Cerveja Melancia Sour n' Salt, eleita a melhor do mundo na categoria sem álcool da World Beer Cup 2025
Filho de Iúna, David Figueira, 45 anos, neto da Dona Toca e filho de Jair Figueira, atualmente, mora em Campinas (SP). Lá, ele se graduou como físico e, depois, entrou para o mercado de cervejas artesanais, se tornando diretor industrial da Cervejaria Cogumelo e um dos fundadores da Sim! Cerveja, a primeira do Brasil a lançar cervejas sem álcool. E com a cerveja Melancia Sour n' Salt, de estilo Gose, a empresa conquistou a medalha de ouro, na categoria de cervejas sem álcool, na World Beer Cup 2025, realizada nos Estados Unidos.
A competição mundial, criada em 1996, é considerada a olimpíada das cervejas e, neste ano, reuniu 8.374 bebidas de 49 países que foram avaliadas por 265 jurados. E, para contar sua trajetória até este momento, David Figueira, conversou com a reportagem da Notícia do Caparaó, sobre um pouco de sua história e como enxerga o mercado das cervejas artesanais.
David Figueira tem profundas raízes em Iúna, onde está toda sua família e, também, muitos amigos. No município, ele estudou até a 6ª série, na Escola Henrique Coutinho, e até a 2ª série, do então chamado 2º grau, na Escola Nagem Abikahir, o Polivalente. Saiu de Iúna aos 17 anos, para cursar Física, na Universidade de Campinas (Unicamp), onde se graduou, fez o mestrado, doutorado e atuou como cientista.
Confraria na Unicamp
E foi em Campinas – onde mora até hoje, que ele e alguns amigos, da Unicamp, se reuniram numa confraria, para tomar cerveja, que se chamava Lamas. E, como físico, viajava pelo mundo, onde via que era comum fazer cerveja em casa. "E, nessas viagens, começamos a trazer encomendas de equipamentos, insumos (malte, lúpulo, etc), além de fazer cerveja", conta. "Com isso, o grupo ficou muito famoso dentro da universidade, porque era um bando de alunos fazendo cerveja e, em termos de Brasil, também, ficou conhecido, na época (entre 1998 e 1999), porque a gente coloca todas nossas experiências num blog, o Lamas Beer, que existe até hoje", ressalta.
No entanto, o que começou como um hobby, foi o embrião para uma das empresas que surgiu, com o nome de Lamas Brew Blue Shop, uma das primeiras fornecedoras de insumos do Brasil que ainda atua no mercado. E David Figueira destaca que a Lamas tem grande importância no cenário de cervejas artesanais brasileiras, porque vendia insumos para quem fazia cerveja, "como pop", depois para outras cervejarias. Além de dar muitos cursos, para ensinar a fazer cerveja, o que originou dezenas de cervejarias no país. "Dentro das cervejarias artesanais, geralmente, tem alguém envolvido que já fez essa cerveja em casa, como hobby, até montar uma cervejaria", afirma David que já soma uma carreira de mais de 25 anos no mundo das cervejarias.
E da Lamas, conta Figueira, surgiram vários outros negócios, entre estes a Cervejaria Cogumelo, uma incubadora de marcas, sediada em Campinas, que não tinha marca própria e faz cerveja para terceiros que não possuem uma estrutura fabril própria. E, dentro dela, acabou surgindo a Sim! – Cerveja sem álcool, o que aconteceu durante a pandemia.
Como surgiu
Com esse total de negócios, David Figueira acabou se desligando da Unicamp, apesar de ainda manter algum vínculo com a universidade, na parte de inovação. A própria Sim! surgiu, relata ele, praticamente, em um evento que a Unicamp promoveu, quando estava dando uma palestra sobre inovação, em São Paulo, falando de tecnologias cervejeiras. "Fui indagado, porque não se fazia uma cerveja sem álcool que atendesse tanto os amantes da cerveja como outros públicos, como o fitness, por exemplo", conta. "Levamos a ideia para nossa equipe de desenvolvimento e trabalhamos nesse projeto e pesquisas para desenvolver uma cerveja 100% sem álcool durante dois anos", completa o executivo.
Com os laboratórios supermodernos existentes na Cervejaria Cogumelo, a Sim! focou os seus negócios no mundo das cervejas sem álcool. "Esse é um mercado que vem crescendo e se expandindo aqui no Brasil e no mundo, graças a novos consumidores que buscam qualidade e um estilo de vida mais saudável, sem deixar de ter o sabor e prazer do gosto da cerveja", destaca.
Com esse foco, a Sim! Cerveja conquistou mais de 10 premiações nacionais e mundiais com suas cervejas sem álcool e, agora, a medalha de ouro na World Beer Cup 2025, a maior competição do mundo, conhecida como "as Olimpíadas da cerveja". O prêmio foi conquistado com a Melancia Sour n' Salt, uma releitura de um clássico do mundo cervejeiro, a Gose, com um estilo de cerveja ácida e um toque salgadinho, junto com uma carga abundante de frutas. A bebida foi desenvolvida e criada com uma proposta de promover o equilíbrio entre acidez e o toque levemente salgado das Gose, combinado com o sabor refrescante da melancia.
Não esperava
E David Figueira ressalta que a premiação não era esperada. "Quando enviamos uma cerveja para um concurso, estamos mais interessados, realmente, nos feedbacks das fichas técnicas dos juízes com suas avaliações", revela. "Por isso, é um prêmio muito grande e importante, porque ganhar uma competição dessa significa que a gente está fazendo um produto de excelência e, particularmente, a Sim! sem álcool – apesar dos comentários sobre uma cerveja sem álcool – porque são muitos, parece que têm álcool, mas não têm", acrescenta.
A Sim! Possui uma linha composta de sete produtos, atualmente. E conforme ressalta David Figueira, cada produto lançado tem muito pesquisa envolvida, muito desenvolvimento. "E, agora, com o título de melhor do mundo sem álcool, aumenta nossa responsabilidade de manter essa qualidade, o que é a proposta da Sim!", enfatiza. "E temos planos de aumentar nossa linha de produção, porque esse prêmio nos deu grande visibilidade e isso se reflete em nossa parte comercial, com um aumento de vendas, num processo que gente esperava acontecer ao longo de 2025, mas, agora, isso foi acelerado um pouco", complementa.
Por isso, David coloca que a empresa tem planos de curto, médio e longo prazo para ampliação da planta de sua indústria, visando o aumento da linha de produtos. O plano é que, a cada dois meses, seja lançada uma cerveja nova, sem álcool, no mercado. Além de buscar capilaridade, para chegar a todos os cantos do Brasil. "É um desejo particular meu que essa cerveja chegue ao Espírito Santo, onde ainda não temos nenhum ponto de venda", adianta. "Por isso, estamos estruturando mais nosso comercial, para chegarmos, e gostaria de ver nossa cerveja, nas gôndolas de supermercado, tanto de Iúna, como em todo o Espírito Santo", acrescenta.
Mercado
Há muitos anos no mercado de cerveja artesanal, David Figueira, destaca que o pós-pandemia tem sido desafiador. Segundo ele, o mercado tem sofrido, principalmente, com a mudança de hábito das pessoas que estão consumindo mais cervejas artesanais, que são produtos um pouco mais caros, o que tem obrigado as empresas de cervejas artesanais a se reinventarem. E destaca que, em Iúna e região, por exemplo, surgiram algumas cervejarias, o que demonstra que o mercado capixaba está muito efervescente e tem caminho a ser seguido. "São muitas cervejarias na região, de Iúna, Ibatiba, Venda Nova do Imigrante, por exemplo, e estão mostrando que o modelo é sustentável, desde que se cumpram alguns quesitos", ressalta. "E a prova cabal de que isso funciona está nas excelentes cervejas sendo produzidas na região, inclusive, por cervejarias que têm ganhado alguns prêmios nacionais", completa.
Então, para David, o mercado de cervejas artesanais veio para ficar, com produtos bons e a população está, a cada dia, aprendendo mais sobre esse produto. "E, particularmente, a cerveja sem álcool é uma tendência muito nova que vem chegando muito forte no Brasil, que tem a ver com uma mudança de hábito em que as pessoas estão diminuindo um pouco o consumo de bebidas alcoólicas", pontua. "E nós, da Cervejaria Cogumelo e da Sim!, estamos sempre buscando tudo que tem de inovação no mercado, o que nos fez ser a primeira cervejaria brasileira dedicada a fazer um produto sem álcool, mas esperamos que surjam mais, para completar o portfólio dessas cervejarias", conclui.
Word Beer Cup
A World Beer Cup, onde a cerveja Melancia Sour n' Salt ganhou a medalha de ouro, é a competição cervejeira mais prestigiada do mundo, realizada anualmente em conjunto com a Craft Brewers Conference® e a BrewExpo America®. Na competição, os jurados fazem as provas das bebidas inscritas à cega. Eles avaliam itens como estilo, proposta do produto, aroma e se a bebida apresenta algum defeito. Depois disso, dão notas de 0 a 50 para cada cerveja.