O grande evento acontecerá em Patrimônio da Penha, distrito de Divino de São Lourenço, nos dias 31 de agosto e 01 de setembro
O 4º Festival de Inverno 'Raízes e Frutos do Caparaó', que ocorrerá nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2024. Este evento tem como objetivo celebrar a rica cultura popular e as tradições da Serra do Caparaó, oferecendo uma programação variada e acessível a todos.
O Festival 'Raízes e Frutos do Caparaó' representa uma oportunidade única para fortalecer a identidade cultural da comunidade e promover a integração entre diferentes públicos.
Em sua quarta edição, o Festival de Inverno de Patrimônio da Penha traz o tema 'Raízes e Frutos do Caparaó – A Arte na Roça' e uma programação rica e diversificada, celebrando a cultura, a arte e as tradições populares da Serra do Caparaó. Nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, o festival tomará conta da Feira Livre de Patrimônio da Penha, do Corredor Cultural de espaços parceiros e da sede do Armazém Multiverso. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Neste ano, seu maior destaque é a inauguração da sede do Centro Cultural Armazém Multiverso, que atua desde 2018 em Patrimônio da Penha. A obra foi composta por dois Armazéns de Café de Ibitirama, ambos com mais de 80 anos de idade, que foram cuidadosamente desmontados, transportados e remontados a partir da técnica tradicional da carpintaria de encaixes com madeiras de árvores centenárias da Mata Atlântica, como Braúna, Canela e Ipê.
A obra é realizada pela Associação Permacultural Jacutinga do Caparaó, com recursos do Edital "Culturas da Terra", através de recursos das Secretarias de Estado da Cultura e da Agricultura do Espírito Santo, que, além da remontagem, financiou ações de arte, cultura e agricultura de 20 núcleos de Divino de São Lourenço entre 2023 e 2024. Em 2024, o Festival também conta com o fomento do Programa de Ações Continuadas de Espaços Artísticos da FUNARTE – Fundação Nacional de Arte, Governo Federal.
Durante dois dias, o festival vai reunir artistas locais, regionais e nacionais, além de mestres e mestras da cultura popular, especialmente de Divino de São Lourenço. A programação inclui shows, oficinas, rodas de conversa e atividades para todas as idades, proporcionando uma imersão completa na riqueza cultural do Caparaó.
Sábado,31 de agosto, o festival começa às 8h na Feira Livre de Patrimônio da Penha, com uma série de atividades que incluem roda de conversa, oficinas de gravura, cestaria intuitiva, contação de histórias e apresentações musicais. À tarde, o evento se desloca para o Armazém Multiverso, onde haverá oficina de congo, apresentações da Banda de Metais da Casa São Sebastião e da Trupe Multiverso, culminando com uma celebração especial da remontagem do Armazém.
Domingo, 01 de setembro, o segundo dia do festival, realizado no Armazém Multiverso, começa com um almoço tropeiro às 12h, seguido de sanfonas e violas com mestres, oficinas para crianças e contação de histórias. O dia termina com um show de variedades e apresentações musicais de Luís Capucho e Abou.
Fonte: Assessoria