Por Marcos Freire em Quarta, 04 Dezembro 2024
Categoria: Espírito Santo

Governo do Estado recebe gestores municipais eleitos e reeleitos em Vitória

A reunião aconteceu no Palácio Anchieta serviu para o Governo reafirmar a parceria do Estado com os municípios e para apresentação de projetos e ações 

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, receberam, nesta quarta-feira (4), os gestores municipais eleitos e reeleitos, em encontro no Palácio Anchieta, em Vitória. A reunião teve o objetivo de reafirmar a parceria do Estado com os municípios, além da apresentação de projetos e ações do governo para os próximos anos.

O governador colocou que essa foi a primeira reunião de muitas que acontecerão para planejar o desenvolvimento do Estado e municípios. "Quem planeja tem futuro e quem não planeja tem destino. Quem se reelegeu, sabe que governar não está fácil", disse. "E quem está voltando ao governo, saiba que o mundo está mudando e, hoje, somos governantes horizontais. Todos no mesmo nível e o acesso, até nós, está mais simples", completou o governador.

Casagrande ressaltou a importância da responsabilidade fiscal, citando o exemplo do Espírito Santo que é Nota A pelo 13º ano consecutivo na avaliação sobre a Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios (Capag), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). "Temos um estado organizado e equilibrado, com capacidade de investimentos. Por isso, faço o alerta aos gestores municipais para que mantenham o equilíbrio das contas. O Governo do Estado não ajuda no custeio, mas ajuda muito em obras", ressaltou. 

Clima e Desenvolvimento

Além disso, o governador falou sobre a necessidade da adaptação das cidades às mudanças climáticas. "Aproveito, ainda, para pedir que os prefeitos e prefeitas façam o planejamento das principais obras que precisam ser feitas, para que as nossas cidades se preparem para as mudanças climáticas", observou Casagrande que, também, abordou a arrecadação de impostos e o repasse de verbas para a educação municipal.

O vice-governador Ricardo Ferraço destacou a parcerias significativas entre o Governo do Estado e as prefeituras, "com atuação e investimentos importantes, com capacidade de melhorar o dia a dia das pessoas". "Aqueles que já estão conosco, há um tempo, já conhecem a importância da agenda de desenvolvimento que levamos às cidades. Buscar empresas, instalar, consolidar e implantar novos empreendimentos são movimentos importantes para gerar e ampliar oportunidades, criando empregos, renda e nova arrecadação municipal", disse. "Desafio que estamos juntos dos gestores, para apoiar e incentivar novos negócios nos mais variados ramos da atividade econômica", acrescentou Ricardo Ferraço. 

Ações e projetos

Durante o encontro, os gestores municipais acompanharam a apresentação de algumas ações e projetos do Governo do Estado. A secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, fez uma explanação sobre o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (Fundo Cidades). Enquanto o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, apresentou o plano de desenvolvimento ES 500 Anos, planejamento de longo prazo que está sendo construído com horizonte no ano de 2035, quando serão comemorados os 500 anos da colonização do solo espírito-santense.

Também estiveram presentes, o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Abreu, o diretor-presidente do Espírito Santo em Ação, Nailson Dalla Bernadina, o presidente do Fecomércio-ES, Idalberto Luiz Moro, o diretor da EDP, Fernando Saliba, o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, e o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Luciano Pingo. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário