A capacitação é voltada para atuação em situações de alta complexidade operacional
Na noite de segunda-feira (19), 30 policiais formaram-se na primeira edição do Curso de Patrulhamento em Área de Alto Risco (CPAAR) do 14º Batalhão.
O evento aconteceu na Arena Multiuso da cidade de Iúna e reuniu autoridades militares, civis, familiares e convidados, que prestigiaram os concludentes dessa importante capacitação voltada para atuação em situações de alta complexidade operacional.
De acordo com a PMES, o curso teve como objetivo preparar os policiais para intervenções mais eficazes em áreas críticas, com foco em técnicas avançadas de patrulhamento, abordagem, progressão em terrenos urbanos e resposta tática a situações de confronto. A capacitação foi desenvolvida ao longo de semanas intensas, envolvendo treinamentos físicos, teóricos e práticos, sempre com ênfase na disciplina, controle emocional e tomada de decisão sob pressão.
O comandante do 14º BPM, tenente-coronel Ronaldo Raimondi, destacou a importância da formação para o fortalecimento da tropa: "Gostaria de agradecer ao comandante-geral, coronel Douglas Caus, por sua visão estratégica e de futuro que nos permitiu a realização desse curso aqui na região do Caparaó. Colocou nossa tropa num patamar de preparo essencial para atuar nas áreas mais sensíveis do interior, enfrentando a criminalidade e protegendo a população", destacou.
A comandante do 5º CPOR, coronel Marinete Félix, elogiou o gabinete de instrução do CPAAR e agradeceu todo o empenho dos instrutores. "Não é fácil planejar um curso como esse, pois o instrutor inicia o trabalho semanas antes preparando todo o conteúdo a ser ministrado, pensando na segurança dos participantes. E acaba vivenciando tudo na prática com os alunos, fazendo o curso novamente. Merecem todo o reconhecimento", afirmou.
Por fim, o comandante-geral Coronel Douglas Caus, enalteceu a participação de todos os formandos e agradeceu os seus familiares por todo o apoio. "Parabéns a todos os familiares que aqui estão, a conquista também é dos senhores. Não é à toa que o Estado tem conquistado os melhores indicadores de redução nos crimes letais contra a vida e de crimes contra o patrimônio. Com uma gestão focada no resultado e alinhada com o Governo do Estado – que investe na Polícia Militar em todos os âmbitos – temos como consequência uma tropa detentora de conhecimento, qualificada e bem preparada para levar ao cidadão capixaba uma prestação de serviço de segurança de melhor qualidade", finalizou o comandante Caus.