Polícia Militar recebe nove viaturas elétricas

Polícia Militar recebe nove viaturas elétricas

Polícia Militar recebe nove viaturas elétricas

Na manhã desta segunda-feira (24), a Polícia Militar recebeu nove viaturas 100% elétricas, todas com verba oriunda de convênio entre o Governo do Estado e a Fundação de Amparo e Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). A entrega ocorreu no espaço à frente do Palácio Anchieta.

Os veículos são modelo GM Bolt da Chevrolet e possuem motor elétrico, um marco na história da Instituição, sendo a primeira polícia do Brasil a adquirir viaturas deste tipo. Elas contam com os equipamentos mais modernos disponíveis para o radiopatrulhamento ostensivo, como rádios comunicadores digitais, sinalizadores em led e sirene no compartimento do motor.

Todas as viaturas serão destinadas à Patrulha Escolar. O investimento total foi de aproximadamente R$ 2.200.000. As manutenções serão feitas pela concessionária, no centro de manutenção de veículos elétricos.

A aquisição destas viaturas fazem parte do projeto de pesquisa "Mobilidade Elétrica no Estado do Espírito Santo", para colocar em prática estudos analíticos sobre o desempenho e viabilidade econômica destes veículos, que serão testados no prazo de 30 meses. No final desse período, a pesquisa irá apresentar dados sobre o custo benefício e eficiência.



Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, trata-se de uma importante iniciativa, uma vez que os carros elétricos contribuem para a redução da emissão dos gases do efeito estufa e uso de fontes energias poluentes, além de trazer economia e mobilidade.

"A expectativa é que dentro de dois anos esses veículos passem a integrar o patrimônio da Polícia Militar, ficando comprovado o custo-benefício. Escolhemos a Patrulha Escolar, pois são viaturas que rodam longos trechos durante o dia. A instituição também fará uma avaliação para que no futuro consigamos produzir um relatório de viabilidade para a utilização em outras unidades da PM", esclareceu o comandante.

O governador do Estado, Renato Casagrande, afirmou que os carros elétricos já têm um fator ambiental benéfico, agora será apresentado para a sociedade se há viabilidade econômica e desempenho. "Somos o primeiro Estado a fazer esse experimento e introduzir veículos elétricos na Polícia Militar. Vários países já colocaram datas para o fim dos veículos à combustão e o Espírito Santo não pode ficar para trás", finalizou.



Fonte: PM-ES.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado