Por Marcos Freire em Quinta, 14 Novembro 2024
Categoria: Política

Morreu o ex-governador Max Mauro um dos fundadores do MDB no Espírito Santo

Max Mauro tinha 87 anos e faleceu na madrugada desta quinta-feira, depois de ficar internado, em Vitória, por 60 dias, para tratar de uma pneumonia  

Na madrugada desta quinta-feira (14), faleceu o ex-governador do Espírito Santo, Max Mauro, aos 87 anos. Ele foi um dos fundadores do MDB no Espírito Santo e governador do Estado, de 1988 a 1991, além de prefeito de Vila Velha, deputado estadual e federal. O comunicado oficial da família foi feito por seu filho, Max Mauro Filho (PSDB), ex-prefeito de Vila Velha. "Com muita dor no coração, venho informar o falecimento do meu querido pai".

Na nota, ele informa que o falecimento aconteceu às 3 horas da madrugada desta quinta-feira, enquanto o ex-governador dormia. E informa que "a causa imediata foi insuficiência renal aguda, após 60 dias de internação hospitalar". Max Mauro estava internado desde 16 de setembro, em Vitória, para tratar de uma pneumonia, depois de já ter passado por outras internações este ano.

Ele deixa os filhos Max Mauro Filho e Márgia. Além de quatro netos e quatro bisnetos. E, conforme informações da família, o velório será realizado a partir das 15 horas, desta quinta-feira, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Enquanto o enterro irá acontecer no Cemitério Parque da Paz, na Ponta da Fruta, em Vila Velha, com horário a ser confirmado.

Solidariedade

Entre as muitas manifestações em solidariedade à família pelo falecimento de Max Mauro, o governador Renato Casagrande (PSB) – que está participando da COP29, no Azerbaijão – publicou nota, destacando que o ex-governador "deixa um grande legado de realizações em favor do povo capixaba". "Um líder visionário, sempre comprometido com a responsabilidade na condução da administração pública. Minha solidariedade aos familiares e amigos neste momento de tristeza", publicou.

Já o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) – que está no exercício do cargo de governador – decretou luto oficial no Estado do Espírito Santo. Em nota, ele afirmou que teve "o prazer de um convívio cordial e respeitoso", com o ex-governador. "Deixa um legado de honradez", afirmou.

O presidente da Ales, deputado estadual Marcelo Santos, também, decretou luto oficial no Legislativo Estadual. "Lamento profundamente o falecimento do ex-deputado e ex-governador Max Mauro, deixando legado de sustentabilidade, infraestrutura e saneamento", publicou em uma rede social.

Histórico

Max Freitas Mauro nasceu em Vila Velha, em 11 de março de 1937. Ele era filho do também político Saturnino Rangel Mauro e era formado médico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), o que o levou a sempre priorizar as questões do setor de saúde em seus mandados nos poderes Executivo e Legislativo.

Um dos fundadores do MDB no Espírito Santo, além de governador do Estado, Max Mauro foi prefeito de Vila Velha, de 1971 a 1973, deputado estadual, de 1975 a 1979, e deputado federal por três mandatos: 1979-1983, 1983-1987 e 1999-2003). Ele ainda se lançou candidato ao Governo do Espírito Santo, em 2002; para senador, em 2006; e para deputado estadual, 2010, mas não conseguiu se eleger. Desde este último pleito, então, ele se manteve afastado das disputas eleitorais. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário