O projeto Iúna Tampinhas visa recolher o máximo de tampinhas para adquirir cadeiras de rodas
A artesã iunense Fátima Aparecida Assis de Souza Amorim desenvolveu o projeto Iúna Tampinhas para, além de conscientizar a população sobre o descarte correto de matérias recicláveis, arrecadar fundos para uma causa social e de saúde já que as tampinhas que forem arrecadadas serão utilizadas na compra de cadeiras de rodas e de banho que vão ser entregues para famílias carentes. "São necessários 150 quilos de tampinhas para adquirir uma cadeira de rodas", explica Fátima.
Ela destaca que existem vários tipos de tampas plásticas em garrafas de água, refrigerantes, sucos, produtos de higiene pessoal, de limpeza e muitas outras que sejam feitas de plástico e outros materiais que podem ser reciclados.
Na última quinta-feira (17), Fátima esteve na Câmara Municipal de Iúna, para apresentar oficialmente o projeto Iúna Tampinhas. "Após essa divulgação em todas as escolas, igrejas, bares e lanchonetes, acredito que as pessoas vão começar a contribuir. Eu já tenho amigas e amigos juntando tampinhas. Para que o projeto entre no ritmo, a gente precisa de muito apoio, até mesmo do nosso município, da nossa Prefeitura, de todas as pessoas que realmente desejam ver que a utilização de um lixo vai se transformar em um bem que vai ser adquirido por pessoas necessitadas". Relata Fátima.
Além desse projeto inspirador e solidário, Fátima já está no ramo de reciclagem desde o final do ano de 2013 reutilizando embalagens de biscoito e pó de café para produzir carteiras e bolsas.