Levantamento do Connect Fecomércio-ES aponta que os serviços prestados às famílias avançaram 20,3% em fevereiro, liderando o desempenho do segmento no estado
Os serviços prestados às famílias, que englobam atividades como alimentação fora do lar, lazer, hospedagem, cuidados pessoais e serviços recreativos, lideraram o desempenho do setor no mês de fevereiro, quando comparado ao mesmo mês de 2024. A alta foi de 20,3%, e o Espírito Santo foi o estado que mais cresceu no país durante esse período – o crescimento também foi acima da média nacional.
As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa aponta que, além dos serviços prestados às famílias, também foi registrado crescimento em "outros serviços", com alta de 8% no período analisado. Esse grupo inclui atividades diversas como manutenção de bens, serviços auxiliares financeiros, imobiliários e apoio à agropecuária.
De acordo com o coordenador de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, o resultado do Espírito Santo na comparação interanual (entre fevereiro de 2025 e o mesmo mês de 2024) do segmento de serviços prestados às famílias foi bem superior ao registrado nos demais estados analisados, evidenciando a força do consumo local em atividades ligadas ao lazer, alimentação e turismo, especialmente no verão.
Considerando o setor como um todo, o volume de serviços no Espírito Santo registrou um crescimento mais tímido, de 0,5%, no mês de fevereiro, comparado ao mesmo mês de 2024. Spalenza acrescenta que esses sinais de ajuste são comuns nos períodos pós-festas, marcados por menor dinamismo econômico e readequação da demanda. "O cenário atual favorece segmentos como bares, restaurantes, hotéis e serviços pessoais".
Movimentação financeira
Diante do cenário positivo dos serviços capixabas até fevereiro, a expectativa do Connect Fecomércio-ES é que a movimentação financeira do setor tenha aumento nos meses de março, abril e maio de 2025. Em março, a movimentação prevista é de R$ 4,61 bilhões, o que representa uma variação de 4,9% em relação a 2024, sinalizando a manutenção do dinamismo em setores como transportes, alimentação fora do lar e serviços corporativos.
Já nos meses seguintes, abril e maio, a previsão é de que as variações interanuais sejam mais modestas, 0,6% e 0,9%, respectivamente, refletindo um ajuste no ritmo de crescimento após o primeiro bimestre, típico de um período de menor impulso sazonal. Ainda assim, o volume financeiro previsto para esses meses permanece acima de R$ 4,5 bilhões.
O levantamento leva em consideração os dados do IBGE, da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) de 2022 e os dados do Sistema Nacional de Índices de Preço ao Consumidor (SNIPC) até janeiro deste ano.
A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site https://portaldocomercio-es.com.br.
Sobre o Sistema Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 374.523 empresas, responsáveis por 65% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 719 mil pessoas. Com mais de 30 unidades, tendo ações itinerantes e presente em todos os municípios capixaba – seja de forma física ou on-line –, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e Faesa, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).
Fonte: Fecomércio-ES