Alerta no Caparaó: Calor intenso e ZCAS trazem risco de temporais para a região
Inmet e Incaper emitem avisos de perigo potencial. Municípios da região devem ter chuvas fortes a partir desta segunda-feira (9)
O cenário meteorológico para este início de semana exige atenção redobrada dos moradores do Caparaó Capixaba. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Incaper, a combinação de uma frente fria no Sudeste com a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve desestabilizar o tempo em todo o Espírito Santo, com impactos diretos nas cidades ao redor do Parque Nacional do Caparaó.
Para hoje, segunda-feira (9), o sol predominou durante a manhã, mas a umidade vinda do oceano aliada ao calor intenso favorece a formação de nuvens carregadas. Em Iúna, a máxima deve atingir os 28°C, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde. Nas áreas mais altas da região, as temperaturas mínimas podem chegar aos 19°C.
Na terça-feira (10), a instabilidade aumenta. Com a influência da ZCAS, o céu permanecerá mais encoberto. Em Iúna, a probabilidade de chuva sobe para 65%, podendo ocorrer a qualquer hora do dia. A nebulosidade deve segurar as temperaturas, com máximas em torno de 26°C.
Calor de 36°C e Alertas
No restante do Espírito Santo, o calor continua sufocante. A Grande Vitória e as regiões Norte e Noroeste podem registrar máximas de até 35°C. Já nas áreas baixas da Região Sul, os termômetros podem bater os 36°C.
O Inmet colocou o estado sob alerta de Perigo Potencial para chuvas intensas. O aviso inclui riscos de:
- Ventos intensos de até 60 km/h;
- Descargas elétricas (raios);
- Alagamentos pontuais e queda de galhos de árvores.
A recomendação da Defesa Civil Estadual é que a população evite abrigar-se debaixo de árvores, durante as rajadas de vento, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
Comentários: