Aline Dias lança o livro “Bagunça” e vai distribuir exemplares para professores

Aline Dias lança o livro “Bagunça” e vai distribuir exemplares para professores

A escritora que nasceu em Cachoeiro, mas passou a infância em Iúna, conta a história de uma adolescente que vive em uma cidade do interior do Espírito Santo 

Fotos Divulgação e Diego Nunes

Nascida em Cachoeiro de Itapemirim, a escritora Aline Dias, viveu a infância em Iúna, na região do Caparaó, de onde saiu para se formar jornalista e se tornar uma escritora que lança, este ano, seu sétimo livro. A obra "Bagunça" é um romance que se passa na fictícia cidade de Nova Esperança, no interior do Espírito Santo, e traz os sentimentos da personagem principal, a adolescente – pelo menos na maior parte da narrativa – Analuz.

O livro, que já está disponível para pré-venda no site da editora Maré, foi publicado com recursos públicos, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult). Por isso, como contrapartida social do projeto, Aline Dias resolveu fazer uma homenagem aos professores, como os grandes incentivadores da leitura e da escrita.

Serão distribuídos 50 exemplares para professores de escolas públicas, principalmente, das disciplinas de Português e Literatura, em especial, do Ensino Médio, devido à faixa etária dos personagens principais. Professores interessados devem se inscrever por meio deste link.

Para escrever o livro, a autora se dedicou por cerca de sete anos, colhendo diversas histórias e partindo da visão de que mulheres são sempre pintadas como vilãs pelo simples motivo de terem desejos. E, a partir daí, ela conta a história de Analuz, uma garota se tornando mulher e entendendo como viver sua própria vida, a despeito dos desejos de sua mãe e seu pai.

Narrativa

O livro, então, trata do poder que existe em casa, entre pais e mães, e aborda o poder que existe na escola, entre diretores, coordenadores, alunos, notas, além de questões sobre racismo, o medo do envelhecimento, o medo da feiura e da violência. Sobretudo, o livro fala do poder da paixão. "Na narrativa de 'Bagunça', as mulheres tratam de seus assuntos, de sua rivalidade, de sua vida, do conceito de beleza, de suas prisões e do que pode parecer inócuo, mas não", conta, a autora.

"Bagunça" é um romance de 289 páginas e já está disponível para pré-venda no site da Editora Maré, com valor de R$ 69,90. A capa é de Higor Ferraço, com edição, projeto gráfico e diagramação de Gustavo Binda, prefácio de Manoel Herzog, orelha de Mara Coradello e revisão de Maria Gabriela Verediano e Ricardo Aiolfi. A assessoria de imprensa é de Lorena Meireles. O lançamento oficial vai acontecer no dia 8 de fevereiro (sábado), na Hub ES+, Praça Costa Pereira, 30 – Centro de Vitória.

Aline Dias já lançou também os livros "Vermelho" (2012) – Editora Cousa (Novela), "Além das pernas" (2015) – Editora Pedregulho (Contos), "A única coisa que fere é manhã pós-amor" (2017) – Editora Cousa (Prosa Poética), "Sem a loucura não dá" (organização, 2017) – Editora Cousa (Contos), "E se o mundo descostura?" (2023) – Editora Maré (Infantil) – e "Suja" (2024) - Editora Maré (Poemas). 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 22 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado