Artesanato cresce em Dores com realização de oficinas

Artesanato cresce em Dores com realização de oficinas

Nova coleção confeccionada por artesãos do município foi apresentada 

 A Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, realizou na terça-feira uma exposição de artesanato no Centro Multiuso Bem Cuidar, no centro da cidade. A finalidade do evento foi apresentar a nova coleção confeccionada por artesãos do município, dentro do programa de gestão de design de artesanato.

Marcaram presença na abertura, a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo Josi Guedes, a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Alessandra da Paz, o vereador Gustavo (Professor Gugu), a Consultora do Sebrae Maria Augusta, entre outros.

A exposição contou com quatorze artesãos, residentes na sede e nos distritos de Pedra Menina e Mundo Novo, com trabalhos diversos. São crochês, bordados, têxtil, madeiras, sementes de flores, sacos usados de café, serragem, macramé, todos os tipos de bolsas, reciclados, entre outros. Esse evento, bem como as seis oficinas preparatórias realizadas recentemente, teve o apoio do Sebrae e da Prefeitura Municipal.

De acordo com a secretária Josi Guedes, os temas trabalhados nas oficinas foram: "Pico da Bandeira", "Flores do Caparaó", "Pedra Menina" e "Café", como marcas fortes do município de Dores. As oficinas foram realizadas de forma itinerante nas localidades de Pedra Menina, Mundo Novo e na sede.

Josi salientou que as peças produzidas pelos artesãos serão utilizadas como lembranças para os turistas e informou que a secretaria vai abrir a "Casa Arte Pedra Menina" no distrito. A secretária fez agradecimento especial ao prefeito Ninho pelo apoio incondicional e a equipe do Sebrae.

A consultora do Sebrae, Maria Augusta, coordenadora das oficinas, disse que as artesãs utilizaram bem a matéria prima a partir de material usado como sacos de café, madeira, sementes, pó de serra, madeira e argila. Outro fator importante segundo a consultora é o artesão aprender a colocar preço nos produtos. "Tinha gente trocando seis por meia dúzia, isso não adianta. Quem produz tem que prever lucro. Tratamos disso também", completou.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 23 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado