Dores realiza Conferência de Saúde tendo como tema saúde do trabalhador
A Conferência Municipal de Saúde teve como tema a "Saúde do trabalhador e trabalhadora do Espírito Santo", sendo passo para Conferência Estadual e Nacional
Na tarde desta terça-feira (25), Dores do Rio Preto realizou sua Conferência Municipal de Saúde. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com o tema a "Saúde do trabalhador e trabalhadora do Espírito Santo". A conferência faz parte do processo para a realização da Conferência Estadual e, depois, a Conferência Nacional de Saúde.
Durante a reunião, os presentes participaram de um debate sobre os eixos temáticos que vão nortear a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Espírito Santo (CNSTT/ES): Eixo 1 – A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT); Eixo 2 – As novas relações de trabalho e a STT; e Eixo 3 – Participação popular na STT para o controle social. Esses eixos foram apresentados pela referência técnica da regional sul em Saúde do Trabalhador, Cristiane Lovati Dal'Co Azeredo, que é farmacêutica bioquímica e especialista em Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde.
Cristiane Lovati explicou a importância da Conferência Nacional de Saúde que se propõe em ser um espaço de avaliação e formulação de diretrizes, para as políticas públicas de saúde no Brasil. "As conferências de saúde dos trabalhadores e trabalhadoras permitem que a população contribua para a formulação de políticas públicas e direcione as ações de governo, em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde", colocou. "O mundo ideal é o trabalho como promotor de saúde e não de doença, evitando os acidentes e adoecimento do trabalhador", afirmou, resumindo o principal objetivo da conferência.
Delegados
Depois da discussão desse eixos temáticos entre os presentes, que foram divididos em grupo, foi realizada a eleição dos quatro delegados que irão representar o município regionalmente. São dois representantes entre os usuários do sistema de saúde, um dos trabalhadores e um do gestor ou prestador de serviço.
A secretária de Saúde de Dores do Rio Preto, Alessandra da Paz Siqueira Carvalho, estava presente à conferência e destacou a importância do evento. "Temos que agradecer a todos que trabalharam muito para a realização dessa conferência, um evento muito importante, sendo uma excelente oportunidade para discutirmos um tema de grande importância para nossa sociedade", disse.
Também estavam presentes, à Conferência Municipal de Saúde, em Dores do Rio Preto, o secretário municipal de Planejamento, Lanúcio de Souza Rodrigues (representando o prefeito Thiaguinho), a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Natália Vilas Boas de Oliveira, a representante do Conselho Estadual de Saúde, Tereza Cristina, e as vereadoras Elisângela Lourenço Ramos Fragoso e Maria Aparecida Moreira Marculino Vasconcelos.
Comentários: