26º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí reúne 22 espetáculos entre 16 e 22 de agosto

26º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí reúne 22 espetáculos entre 16 e 22 de agosto

Evento cultural terá apresentações gratuitas e com contribuição voluntária no Teatro Fernando Torres, espaços culturais e praças públicas da cidade  

Linguagens como a palhaçaria e o teatro de rua fazem parte do circuito do evento em Guaçuí (Foto: Divulgação/FestGuaçuí).

O município de Guaçuí recebe, entre os dias 16 e 22 de agosto, a 26ª edição do Festival Nacional de Teatro de Guaçuí (FestGuaçuí). A programação conta com 22 espetáculos teatrais, apresentados no Teatro Fernando Torres, no Espaço Cultural "Gota, Pó e Poeira" e em praças públicas. A entrada tem formato de contribuição voluntária.

Realizado em parceria entre o Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira e a Prefeitura de Guaçuí, com apoio do comércio local, o evento reúne produções de seis estados brasileiros — São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul —, além de companhias do Espírito Santo. 

Apresentações do ES e de outros estados integram a programação do 26º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí (Foto: Divulgação/FestGuaçuí).

Além das peças, a agenda inclui a oficina de audiovisual "Teatro e Vídeo", ministrada pelo instrutor Júlio Estevan (RS), e a exposição fotográfica do profissional Eder Gaioski (PR), reunindo registros de edições anteriores do festival. A programação se encerra no dia 22, com uma cerimônia de premiação para as produções de destaque.

Representação capixaba na programação

Grupos dos municípios de Guaçuí, Anchieta, Aracruz, Alegre, Cariacica e Vitória representam o teatro capixaba no circuito. O Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, criador e organizador do evento, apresenta a peça Os Sacrilégios do Amor, baseada em obra de Nelson Rodrigues, em celebração aos 43 anos de trajetória do coletivo. 

Espetáculos regionais estão entre as atrações confirmadas para o FestGuaçuí (Foto: Divulgação/FestGuaçuí).

Segundo o coordenador do festival, Carlos Ola, o objetivo da curadoria é apresentar um panorama da produção cênica estadual e nacional, abrangendo temas sociais, releituras de clássicos da literatura e espetáculos voltados ao público infantil e adulto.

Programação completa

Dia 16 de agosto (Domingo)

17h: Isabel e o Destino do Chavelho – Ponto de Cultura Rastro dos Astros (Ubá – MG) | Local: Espaço Gota, Pó e Poeira.

20h: Abertura Oficial | Local: Teatro Fernando Torres.

20h15: Uma Carta para Chaplin – Quatro Artes Produções (Rio de Janeiro – RJ) | Local: Teatro Fernando Torres.

Dia 17 de agosto (Segunda-feira)

10h: Um Conto de Amor Nordestino – Coletivo Sonhe Que Dá (Bayeux – PB) | Local: Praça da Matriz.

14h: O Dia da Caça – Grupo de Theatro Arte e Fogo (Goiânia – GO) | Local: Teatro Fernando Torres.

20h: A Mais Forte – Cia Ícaros do Vale (Araçuaí – MG) | Local: Teatro Fernando Torres.

Dia 18 de agosto (Terça-feira)

14h: Memória de Elefante – Rococó Produções Artísticas (Porto Alegre – RS) | Local: Teatro Fernando Torres.

19h: São Tantas Cabeças – Grupo HB de Teatro (Cariacica – ES) | Local: Espaço Gota, Pó e Poeira.

20h15: Canção da Barbárie – Cia. Culturando Produções (Sete Lagoas – MG) | Local: Teatro Fernando Torres. 

(Foto: Divulgação/FestGuaçuí).

Dia 19 de agosto (Quarta-feira)

09h: Oficina de Teatro e Vídeo com Júlio Estevan (Porto Alegre – RS) | Local: Espaço Gota, Pó e Poeira.

15h: O Bar do Porto – Trupamba Cia. Teatral (Aracruz – ES) | Local: Teatro Fernando Torres.

17h30: Chica, a Princesa Errante – Cia. Grifo Teatro (Jundiaí – SP) | Local: Praça da Matriz.

20h: A Farra de Benedito na Terra de João Redondo – Cia Euforia de Teatro (Serra – ES) | Local: Teatro Fernando Torres.

21h15: No Centro da Margem – Ovorini Carpintaria Cênica (Sete Lagoas – MG) | Local: Espaço Gota, Pó e Poeira.

Dia 20 de agosto (Quinta-feira)

14h: Ritornellos – Cia. Tramp de Palhaços (Jundiaí – SP) | Local: Teatro Fernando Torres

16h: A Maldição e o Mistério de Kalá – Grupo Rerigtiba de Teatro (Anchieta – ES) | Local: Praça da Matriz

19h: Insanos – Grupo de Teatro Insanos (Vitória – ES) | Local: Espaço Gota, Pó e Poeira

20h: Burburinho – Grupo EPA (Rio de Janeiro – RJ) | Local: Teatro Fernando Torres

Dia 21 de agosto (Sexta-feira)

14h: O Quebra-Cocos – Grupo Teatral AsLucianas (Rio de Janeiro – RJ) | Local: Teatro Fernando Torres

17h30: O Lobisomem Guará da Vargem Grande – Cia. de Teatro Pais e Filhos (São João Nepomuceno – MG) | Local: Praça João Acacinho

20h: Capitu e Bentinho – Grupo Teatral Caparaó (Alegre – ES) | Local: Teatro Fernando Torres

Dia 22 de agosto (Sábado)

14h: A Rainha que Não Teve Infância – Grupo Conta Outra (Barbacena – MG) | Local: Teatro Fernando Torres

20h: Os Sacrilégios do Amor – Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira (Guaçuí – ES) | Local: Teatro Fernando Torres

21h: Cerimônia de Encerramento e Premiação | Local: Teatro Fernando Torres 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 10 Agosto 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado