Bispo Diocesano se reúne com prefeitos, vices e vereadores eleitos no sul do ES
O encontro contou com a presença de representantes que foram eleitos ou reeleitos para estarem à frente dos poderes Executivos e Legislativos dos municípios
A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim promoveu um encontro com os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos de toda a região sul do Espírito Santo, incluindo municípios da região do Caparaó Capixaba. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (13), no Salão Paroquial da Paróquia Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), em Cachoeiro de Itapemirim, e contou com a presença de representantes que foram eleitos ou reeleitos para estarem à frente dos poderes Executivos e Legislativos dos municípios.
Mais de 200 representantes dos 27 municípios que cobrem a "Igreja Particular de Cachoeiro", participaram do encontro que contou com a presença do bispo diocesano de Cachoeiro, Dom Luiz Fernando Lisboa. Ele proferiu um discurso sobre "união e humildade como força de liderança", enfatizando a importância do compromisso social e da responsabilidade ética dos governantes em relação aos mais necessitados, em especial, com os mais pobres e excluídos do bem-estar social.
Dom Luiz destacou a importância da inclusão, como uma lição apresentada pelo Papa Francisco, enfatizando que o Santo Padre "sublinha a necessidade de um diálogo aberto e de uma comunicação efetiva que abranja todos os setores da sociedade". "Isto significa incluir não apenas aqueles que compartilham de nossas visões, mas também aqueles que se opõem a elas", disse, ressaltando, que a verdadeira liderança está "na capacidade de unir, de construir pontes, de criar um espaço onde todas as vozes possam ser ouvidas e consideradas".
Ainda se referindo a lições do Papa Francisco, o bispo diocesano de Cachoeiro colocou a importância da humildade, como força de liderança e atitude que pode mudar o mundo, sendo a mãe de todas as virtudes. E apresentou aspectos sobre a relação entre fé e política, abordando a necessidade de que líderes coloquem no centro de seus "projetos e ações governamentais, temas de extrema importância".
Cuidado com a Criação divina
Dom Luiz também enfatizou que as lideranças políticas devem priorizar a proteção do meio ambiente e a sustentabilidade, com medidas que busquem benefícios não só imediatos, mas também a longo prazo. Assim como vejam a política como um serviço à dignidade humana, com projetos e iniciativas que promovam a igualdade e a justiça racial, dando voz aos marginalizados e atendendo às necessidades reais do povo, com diálogo inclusivo. "Garantindo que todas as vozes sejam ouvidas e consideradas em seus processos decisórios", disse.
Ao final do encontro, Dom Luiz Fernando entregou aos prefeitos e vice-prefeitos eleitos um exemplar da Laudato Si', uma encíclica do Papa Francisco, publicada em maio de 2015, que trata do cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas.
Caparaó Capixaba
Entre os prefeitos da região do Caparaó Capixaba, estavam os prefeito e vice eleitos em Divino de São Lourenço, Dudu Queiroz e Ronaldo Borges. O prefeito eleito disse que voltava para seu município com os muitos bons conselhos do bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa. "Voltamos com muito mais responsabilidades", afirmou Dudu Queiroz.
O prefeito eleito de Irupi, Paulino Lourenço, afirmou que a conversa com Dom Luiz foi enriquecedora e marcada pela troca de ideias. "Conversamos sobre como podemos trabalhar juntos pelo desenvolvimento social e pela construção de uma comunidade mais solidária e justa", disse.
Já o prefeito de São José do Calçado, Cuíca, disse que o momento serviu para refletir sobre os compromissos com a Igreja e ensinamentos de Deus, "enquanto servos do povo". "Como líderes, precisamos olhar para baixo, para levantar aqueles que precisam de ajuda, pois não estamos acima de ninguém", enfatizou.
Comentários: