Bom Jesus do Norte busca soluções para prevenir enchentes no município
A cidade sofre com as cheias e inundações do Rio Itabapoana, no período de chuvas intensas, e busca ações que tragam segurança para a população
A sede do município de Bom Jesus do Norte tem sofrido, ao longo dos anos, com um histórico de enchentes nos períodos de fortes chuvas. Por isso, tem sido um desafio para o poder público buscar ações que possam reduzir as consequências sofridas pela população.
A cidade fica localizada às margens do Rio Itabapoana, na divisa com o Rio de Janeiro, que recebe águas da Bacia do Itabapoana que inclui os municípios e a Serra do Caparaó. Com isso, quando as chuvas se intensificam na região, Bom Jesus do Norte sofre com as cheias e inundações do rio.
Além das iniciativas da Secretaria Municipal de Defesa Civil, Segurança Pública e Mobilidade Urbana, com a manutenção de um sistema de alertas e monitoramento, a Prefeitura tem buscado parcerias que auxiliem o município na prevenção das enchentes. Esta semana, o prefeito Toninho Gualhano e equipe participaram de uma reunião na Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), onde se encontrou com o diretor Fábio Ahnert e equipe técnica.
No encontro, foram apresentados os principais pontos que precisam ser focados para mitigar as cheias e inundações do Rio Itabapoana. E, entre os encaminhamentos, foi acordada a realização de um estudo técnico detalhado sobre o comportamento do rio, com o objetivo de identificar soluções eficazes que garantam mais segurança para a população ribeirinha e urbana do município. Uma visita técnica a Bom Jesus do Norte será agendada para dar início às análises de campo.
Comentários: