Chef Márcia Danielli vence a etapa estadual do Concurso Abrachefs em Iúna

Chef Márcia Danielli vence a etapa estadual do Concurso Abrachefs em Iúna

Ela, que é de Dores do Rio Preto, agora, vai representar o Espírito Santo na etapa nacional que acontecerá em Tocantins, em maio do ano que vem  

Fotos Pref. Iúna

Iúna sediou o Etapa Estadual do 2º Concurso Abrachefs de Gastronomia e Coquetelaria 2025 que aconteceu na noite de sábado (13), no Centro de Convivência do Idoso. O concurso foi organizado pela Associação Brasileira de Chefs de Cozinha e Bartenders (Abrachefs) e a etapa estadual conta com o apoio do Sebrae/ES, Prefeitura de Iúna e jornal A Notícia do Caparaó.

A competição foi exclusiva para profissionais que atuam no estado e o vencedor vai representar o Espírito Santo no Abrachefs Brasil, em Tocantins, de 22 a 24 de maio do ano que vem. Três competidores se inscreveram na categoria Gastronomia e, na categoria Coquetelaria, não houve inscrições. Com isso, o coordenador da Abrachefs no Espírito Santo, o chef Nagem Antônio, que é iunense, indicará um bartender para representar o estado na competição nacional. 

Ao final das apresentações dos pratos, a chef Márcia Danielli, de Dores do Rio Preto, ficou com o primeiro lugar, com o prato "Filé de Pirarucu Assado com Risoni Cremoso ao Molho de Limão Siciliano, Pesto Verde Capixaba e Farofa de Café". O chef Jeferson Ribeiro, de Iúna, apresentou o prato "Risoto de Moqueca com Filé de Peixe Grelhado e Farofa de Banana da Terra" e a chef Carol Areias, de Muniz Freire, apresentou o prato "Das Montanhas ao Mar".

Julgamento

A mesa de jurados foi composta pela chef de cozinha Lanna Prottes, a coordenadora do Sebrae, Alessandra de Souza, e a gastrônoma e chef, Ana Letícia Abikahir. Elas avaliaram os pratos em apresentação, criatividade, características organolépticas (textura, sabor e aroma), temperatura, explanação da preparação e sua contextualização gastronômica, além de coerência dessas informações com o prato apresentado. O tempo para o preparo das refeições foi de 50 minutos. 

O coordenador da Abrachefs no Espírito Santo, chef Nagem Antônio Abikahir, disse que ficou muito feliz com os pratos apresentados pelos competidores. "O nível da competição foi muito alto e a diferença do primeiro para o segundo lugar foi de 1 décimo", destacou. "E quero agradecer a cada competidor que esteve presente, o apoio da Prefeitura de Iúna, por meio do secretário Rogério Cézar (que estava presente ao evento), o Jornal A Notícia do Caparaó, o Empório Caparaó e o Sebrae que foi o patrocinador master do evento, primordial pela realização do mesmo, através da Alessandra e Anderson", completou.  

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 30 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/