CIS-Caparaó discute novos projetos e planejamento de atividades para 2023

CIS-Caparaó discute novos projetos e planejamento de atividades para 2023

Na reunião, foram avaliados os projetos de destinação final dos resíduos sólidos que vários municípios implantaram em 2022 e ainda o programa de manutenção da iluminação pública

O Presidente do CIS-CAPARAÓ e prefeito de São João do Manhuaçu, Sérgio Camilo, se reuniu com o Secretário Executivo Felipe Rodrigues Clemente e o Gerente de Iluminação Eliaber Alcântara para traçar algumas das ações deste final de ano, como a confraternização dos municípios do consórcio e anunciaram também novidades do planejamento de 2023, como o programa Farma CIS e mudanças no SETS (Sistema Estadual de Transporte em Saúde).

A reunião realizada na última sexta-feira, teve como intuito definir as ações para fechar o exercício de 2022, avaliando as demandas dos quinze municípios e trabalhar também o planejamento para o ano de 2023. "Estamos discutindo e vamos encaminhar aos municípios a proposta do Farma CIS, projeto novo do Governo do Estado, e que os gestores devem avaliar se iremos aderir. Temos também discutido como será o SETS para o segundo mandato do governador Romeu Zema com os municípios e ainda os projetos de transporte compartilhado", destaca o Presidente Sérgio Camilo.

Na reunião, foram avaliados os projetos de destinação final dos resíduos sólidos que vários municípios implantaram em 2022 e ainda o programa de manutenção da iluminação pública.

FARMA CIS
O projeto do Farma CIS foi apresentado pela Secretaria de Estado de Saúde para que o consórcio faça a gestão dos medicamentos básicos para atendimento aos municípios.

Segundo o Secretário Executivo, Felipe Rodrigues Clemente, "a intenção do Estado é resolver hoje o problema logístico para a entrega desses medicamentos e com isso ter uma economia de escala na compra dos medicamentos, ganhando tanto no preço, quanto também no tempo que é dispendido hoje de transporte até os municípios. Então a intenção dele é estruturar isso regionalmente através dos consórcios".

Ele ainda explicou que a documentação do projeto foi encaminhada para cada município consorciado e a deliberação estadual do comitê intergestores. "Estamos tirando as dúvidas e orientando os municípios para decidirem sobre a adesão. É fundamental a manifestação de cada prefeitura", detalhou Felipe Clemente.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Na área de iluminação pública, o presidente Sérgio Camilo ressaltou que uma nova empresa assumiu a manutenção nas cidades consorciadas. O serviço está sendo avaliado junto aos municípios e aos moradores a fim de atingir mais eficiência e eficácia na substituição das lâmpadas queimadas ou danificadas nas cidades.

"Tenho a alegria de saber que também vai começar a execução do programa de eficiência energética Procel Reluz com a Eletrobras para os municípios contemplados", anunciou o presidente Sérgio Camilo.

O gerente de iluminação pública, Eliaber Alcântara, explicou que a demora na execução da chamada pública da Eletrobras foi devido a realocações dos pontos que serão substituídos por lâmpadas de LED. "A Eletrobras aprovou e estamos dando o andamento para entrar na parte da execução. Precisamos agora só montar os termos de referência e realizar os processos licitatórios para enfim dar início às obras", pontuou.

PLANEJAMENTO PARA 2023
Sérgio Camilo detalhou ações que já está sendo planejadas para 2023. Um dos projetos em andamento é realizar o seminário do programa Governo sem Papel, com previsão para o mês de março.

Ainda nas ações marcadas para o novo ano, um curso de capacitação para servidores dos municípios consorciados sobre a aplicação da Nova Lei de Licitações.

"Queremos trazer essa capacitação para os nossos profissionais de cada município. Todos já estão buscando se adequar à nova lei e será importante esse curso para fazer uma gestão séria e comprometida com resultados, como é a intenção de todos os quinze prefeitos e demais funcionários do consórcio. Por fim, quero agradecer o trabalho de toda a equipe do CIS-Caparaó e a credibilidade que todos os municípios envolvidos nos dão para realizarmos esse trabalho com seriedade e compromisso com todo a população da nossa região", finalizou.

Fonte: Portal Caparaó. 


 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 01 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado